
O preço teve uma alta de 104% ano a ano e também está 2,3% mais caro do que a semana anterior (ilustrativa/banco de imagens)
Os preços do arroz continuam a subir em supermercados no Japão. Novos números mostram que os valores mais que dobraram ante o ano anterior.
Consumidores esperam que a iminente chegada de reservas de emergência nas prateleiras de estabelecimentos ajude.
O Ministério da Agricultura disse que o preço médio para um saco de 5Kg de arroz foi de ¥4.172 para a semana até 16 de março. O número é baseado em uma pesquisa com mil supermercados.
O preço teve uma alta de 104% ano a ano e também está 2,3% mais caro do que a semana anterior, estendendo a tendência de elevação pela 11ª semana.
O ministério colocou os estoques nacionais de arroz disponíveis para uma primeira rodada de leilões no início deste mês. Mais de 140 mil toneladas foram vendidas.
Atacadistas participantes começaram a receber os grãos na semana passada. Espera-se que o arroz comece a aparecer nas prateleiras em todo o Japão ainda nesta semana.
Analistas esperam que um saco de 5Kg de arroz de emergência esteja centenas de ienes mais barato do que os preços atuais.
Fonte: NHK