As pequenas e médias empresas, e a dificuldade em aumentar salários

As PMEs do Japão são as que mais concentram trabalhadores e funcionários do país, mas estão com dificuldade para oferecerem um aumento salarial como as grandes.

PMEs

Envelope de salário (PM)

Na batalha da primavera (shunto), as pequenas e médias empresas (PMEs) precisam de criatividade e muito esforço para compensar o aumento salarial que, muitas vezes, não acompanha o das grandes e gigantes do Japão.

Publicidade

As grandes empresas já negociaram com os respectivos sindicatos para definir o aumento salarial a partir de abril deste ano, quando começa o novo ano fiscal. 

Nas ruas, a reportagem da NTV perguntou aos transeuntes o que pensam. “Infelizmente, ainda não sei”, disse uma trabalhadora haken. “Como as contas de energia e outras, além do preço do arroz, estão mais caros, estou em negociação com a empresa”, respondeu uma assalariada.

As grandes montadoras definiram na quarta-feira (12) os aumentos para seus funcionários. Outras empresas, como a Denso, vão oferecer um aumento substancial, enquanto as empresas do grupo Fast Retailing, como a Uniqlo, o salário inicial é atrativo, de 330 mil ienes.

O Conselho Sindical dos Metalúrgicos de Todo o Japão (Kinzokurokyo), que é composto por 5 sindicatos industriais que representam fabricantes de automóveis e eletrônicos, o aumento salarial médio foi de 14.566 ienes para 2025.

Aumento salarial nas PMEs

Trabalhadores nas pequenas e médias empresas do Japão (PM)

As pequenas e médias empresas do Japão (PMEs) empregam 70% da mão de obra do país. No entanto, para uma parte delas, está difícil promover o aumento salarial como as gigantes.

Algumas delas, de até 20 funcionários, investem em benefícios para a retenção da mão de obra, como oferecer bebidas quentes e geladas à vontade para os funcionários, vale-refeição – algo novo na sociedade japonesa. 

Dessa forma, com diversos benefícios, as PMEs fazem um esforço para compensar o aumento salarial e bônus que não se comparam aos das grandes e gigantes.

Vale-refeição do Japão (NTV)

Progresso dos aumentos salariais

Nos anos anteriores, a média de aumento salarial ficava na faixa dos 2% durante 2013 e 2020. Em 2021 caiu para 1,86% por causa do impacto da pandemia do coronavírus, mas com a recuperação econômica, em 2024 o aumento foi em média de 5% pela primeira vez em 33 anos. Este ano, a média tende a ser ainda maior.

PMEs precisam aumentar salários, já que o custo de vida aumentou

Yamada Hisashi, pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa do Japão, especialista em batalha da primavera, dá sua opinião em relação às PMEs. “Muitas delas estão se esforçando demais para aumentar os salários porque não atrairão funcionários a menos que aumentem, mesmo que seu desempenho seja ruim”, apontou.

Mas, em meio aos aumentos constantes impactando o custo de vida, “é necessário que as PMEs criem margem de manobra para aumentos salariais por meio de transferências de preços”, analisou. 

Até o Secretário Chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, fez um comentário na coletiva de imprensa de quarta-feira, sobre o assunto. “Gostaríamos de continuar a trabalhar com a mão de obra e a gestão para que aumentos salariais significativos possam ser realizados nas PMEs”, apontou.

Fontes: NTV, Bloomberg e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ex-presidente filipino é entregue ao Tribunal Penal Internacional

Publicado em 13 de março de 2025, em Notícias do Mundo

O TPI investigou Duterte sob suspeita de crimes contra a humanidade em conexão com sua repressão ‘guerra contra drogas’ que resultou em milhares de mortes.

Duterte publicou um vídeo na mídia social o qual parece ter sido feito no avião antes de ele ser entregue ao TPI (Facebook/Philippine Star)

O ex-presidente filipino Rodrigo Duterte foi transferido para o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia.

Publicidade

O TPI disse na quarta-feira (12) que está com ele sob custódia e o enviará a um centro de detenção.

O tribunal investigou Duterte sob suspeita de crimes contra a humanidade em conexão com sua repressão “guerra contra drogas” que resultou em milhares de mortes. O TPI emitiu um mandado de prisão para Duterte em 7 de março.

Isso cobre o período de novembro de 2011 a março de 2019, quando as Filipinas se retiraram oficialmente do TPI.

Autoridades filipinas prenderam o ex-líder e o enviaram para a Holanda. Ele chegou a Rotterdam na quarta-feira (12).

O procurador-chefe do TPI, Karim Khan, disse em uma declaração, “Esse é um passo crucial em nosso trabalho contínuo para garantir responsabilidade pelas vítimas dos crimes mais graves sob a jurisdição do TPI”.

Duterte publicou um vídeo na mídia social o qual parece ter sido feito no avião antes de ele ser entregue ao TPI.

No vídeo, Duterte disse que assumirá responsabilidade por tudo e acrescentou, “Esses serão longos procedimentos jurídicos e eu digo para vocês, continuarei a servir meu país”.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão