Atividade chinesa aumenta perto das Ilhas Senkaku, controladas pelo Japão

Os navios chineses deixaram águas territoriais após as 22h de segunda-feira após mais de 92 horas, de acordo com a Guarda Costeira do Japão.

Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!

As Senkaku são formadas por 4 ilhas. Na imagem uma delas, a Uotsuri (Wikimedia Commons)

O volume considerável de atividade por navios chineses perto das Senkaku está “claramente escalando”, disse o ministro de Relações Exteriores japonês Takeshi Iwaya na segunda-feira (24), manifestando preocupação sobre a presença contínua de tais embarcações em águas em torno das ilhas controladas por Tóquio e reivindicadas por Pequim, no Mar do Leste da China.

Publicidade

Iwaya disse em um comitê da Dieta (Parlamento japonês) que transmitiu a preocupação ao alto diplomata chinês Wang Yi durante reunião entre eles em Tóquio no sábado (22).

Suas observações ocorrem enquanto navios da Guarda Costeira chinesa continuaram a operar dentro de mares territoriais do Japão perto das ilhas desabitadas desde a madrugada de sexta-feira (21).

O ministro japonês também protestou fortemente ao seu homólogo, disse um oficial do Ministério de Relações Exteriores na mesma reunião.

Os navios chineses deixaram águas territoriais após as 22h de segunda-feira após mais de 92 horas, de acordo com a Guarda Costeira do Japão.

Isso marcou a permanência mais longa em águas do Japão por uma embarcação da Guarda Costeira da China desde quando o governo comprou a parte principal das Senkaku de um proprietário japonês em 2012 para colocá-la sob controle do estado, ultrapassando o registro anterior de aproximadamente 80 horas e 30 minutos.

Em um ponto, a Guarda Costeira do Japão disse que 4 embarcações chinesas haviam invadido águas japonesas no fim de semana, com 2 delas partindo na noite de domingo (23).

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Especialistas de aviação preveem que tarifas aéreas cairão em 2025

Publicado em 25 de março de 2025, em Notícias do Mundo

Especialistas de aviação preveem que as tarifas aéreas cairão enquanto combustíveis para aviação ficam mais baratos e viagens se deparam com recuperação completa pós-pandemia, entre outras razões.

Viagens de longa duração podem se tornar mais acessíveis (ilustrativa/banco de imagens)

Contra o cenário de custos em alta, há uma luz de esperança de que as tarifas aéreas ficarão mais baratas em 2025.

Publicidade

A fim de prever tendências para o ano que segue, empresas de viagem geralmente utilizam vastas quantidades de dados para identificar padrões de preços e analisar comportamento dos viajantes.

Em dezembro de 2024, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) previu que a tarifa média de uma passagem de ida e volta em 2025 cairia em 1,8% comparada com 2024.

Em um outro relatório pela companhia de rastreamento de voos, a Hopper, ela descobriu que viagens de longa duração se tornaram mais acessíveis. Seus dados indicaram que voos entre os EUA e a Ásia, por exemplo, custaram 11% a menos no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período em 2024.

Especialistas dizem que os preços são amplamente ditados por fornecimento e demanda. Quando companhias aéreas têm dificuldades em ocupar assentos, elas baixam as tarifas para atrair passageiros. Por outro lado, forte demanda permite que elas cobrem valores mais caros.

Entretanto, vários outros fatores – custo do combustível, disponibilidade de aeronaves, tensões geopolíticas e sazonalidade – também modelam os preços.

Kadam Aggarwal, parceiro da empresa de consultoria de gestão focada na Ásia, a YCP Auctus, que é especializado em aviação e aeroportos, prevê que as tarifas aéreas ficarão mais baratas em 2025 como resultado de preço de combustível mais baixo, o parâmetro mais crítico para conduzir tarifa aérea.

A Iata prevê que a média nos preços de combustível para aviação seja de US$87 o barril em 2025 – US$12 a menos do que em 2024.

Fonte: Straits Times

.
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Fujiarte - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Casa Própria no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
FUJIARTE - Empregos no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão