
Foto ilustrativa da sucursal dos Serviços de Imigração de Nagoia (Wikimedia)
Todos os residentes estrangeiros no Japão necessitam de visto, seja para trabalho ou para estudar.
A partir de 1.º de abril deste ano as taxas para os procedimentos na Imigração, como renovação do visto de permanência no país e outros, mudam, tanto para a solicitação online quanto para fazer o procedimento direto no guichê da sucursal dos Serviços de Imigração.
No caso dos brasileiros, uma grande parcela dos residentes (116.818 pessoas ou 55%) já tem visto permanente, por isso não há necessidade de renovação. Mas, os 45% necessitam fazer a renovação dependendo da categoria, como o de residência de longo termo (teijusha) e outros.
Para os que vão solicitar o visto permanente, reentry e outros, veja os valores das taxas na tabela abaixo.
Os valores dos aumentos variam entre 800 e 2 mil ienes conforme tabela abaixo. Se fizer a solicitação online fica mais em conta. Mas, o pedido de visto permanente só é aceito no guichê.
Embora as novas taxas entrem em vigor a partir de 1.º de abril, todos os pedidos que tiverem entrada na Imigração até 31 de março e cujo visto seja concedido em abril, ainda se aplica a tabela vigente.
A emissão do cartão de registro específico (特定登録者カードの交付), que consta na tabela, é diferente do Zairyu Card. É emitido para o residente estrangeiro que entra e sai do país com frequência e facilita a passagem pelos portões automatizados, dispensado a necessidade de carimbo de autorização de desembarque.

Tradução da tabela da Imigração (PM)
Fonte: MOJ