
Navio cargueiro Solong, de Portugal (JNN)
Por suspeita de “homicídio por negligência grosseira”, o capitão de 59 anos, russo, do navio cargueiro português Solong, foi preso na terça-feira (11), no horário local da Inglaterra, informaram os veículos de imprensa na quarta-feira (12).
O capitão russo teria causado o acidente de colisão com o petroleiro americano Stena Immaculate que transportava combustível para os jatos militares, o qual estava ancorado, antes de chegar ao seu destino final, a Inglaterra. O acidente que causou várias explosões, ocorreu no Mar do Norte, na costa norte inglesa.
Um total de 36 tripulantes de ambos os navios foram resgatados, mas um do cargueiro está desaparecido, já dado como morto. No cargueiro português, a tripulação era composta de russos e filipinos, enquanto do petroleiro Stena Immaculate, todos são cidadãos americanos.
Ataque russo contra os EUA, segundo as teorias da conspiração
As autoridades inglesas abriram investigação criminal sobre esse acidente ainda não explicado pelo russo.
Em meio às tensões por causa da guerra da Rússia na Ucrânia, ainda com negociação para cessar-fogo, na internet há especulações indicando que esse acidente tenha sido proposital, pois com toda a tecnologia de navegação, não é possível que o cargueiro tenha colidido de frente com a lateral do petroleiro.
Mas, “um porta-voz do primeiro-ministro Keir Starmer rejeita a possibilidade de atividade criminosa, dizendo que não havia ‘nenhuma razão para acreditar’ neste momento que o ataque fosse desta natureza”, informou o jornal português JN.
Acidente com navios e o ecossistema
O navio cargueiro Solong, registrado na ilha da Madeira, Portugal, é administrado por uma empresa alemã. É provável que afunde, informaram as autoridades inglesas. Entre as cargas, parece que havia cianeto de sódio.
Já o Stena Immaculate transportava 220 mil barris de combustível para jatos para as Forças Armadas dos Estados Unidos na Inglaterra.
Ambos continuavam a arder em chamas na quarta-feira, em uma área cujo rico ecossistema pode ser muito prejudicado. As autoridades britânicas informaram que estão disponíveis equipamentos para minimizar os impactos ambientais no mar.
Como os posts abaixo, há outros dizendo que pode ter sido um ataque russo aos Estados Unidos.
Russia attacked the United States military on March 10, 2025.
This is the new Pearl Harbor.
Captain & crew of the Solong cargo ship is Russian.
US tanker contracted by the Defense Department had military fuel on board and was stationary at the time of the attack by the Russians. https://t.co/6JHMAIFiSb pic.twitter.com/5tLBcSgVNm— Igor Sushko (@igorsushko) March 12, 2025
It’s clear Russia caused the ramming of a vessel carrying jet fuel for the U.S. military: https://t.co/3L6VvJtLz3. This should be considered an attack on the United States.
— Gordon G. Chang (@GordonGChang) March 12, 2025
Fontes: JNN, Público e JNN