Dólar despenca no Brasil e o pano de fundo é o projeto de isenção do IR de Lula

Fazia meses que o dólar não chegava a esse patamar. Além disso, a moeda brasileira está mais valorizada frente ao iene também.

dólar e real

Cédulas de cem reais (PM)

A moeda americana despencou no Brasil, chegando a 5,67 reais por dólar no fim do dia de terça-feira (18).

Publicidade

Isso não acontecia desde 24 de outubro de 2024. Nas últimas 6 sessões o dólar americano teve queda de 3,06%.

Gráfico da variação cambial dólar e real (Investing)

Um dos motivos apontados foi o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado na terça-feira, apresentado ao Congresso Nacional. Trata-se do projeto de lei da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha salário mensal de até 5 mil reais

O texto que será analisado pelo Congresso também cria desconto parcial para aqueles que recebem entre 5 mil e 7 mil reais, reduzindo o valor pago atualmente.

A ampliação da faixa de isenção custará cerca de 27 bilhões de reais por ano aos cofres públicos, como resultado da redução da arrecadação. Para compensar a perda, o projeto prevê a tributação mínima das altas rendas, ampliando a receita com a cobrança de imposto de rendimentos isentos, como dividendos de empresas (parte do lucro distribuída aos acionistas), acima de 600 mil reais.

Cerimônia para apresentação do projeto de lei de Lula (© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula destacou que o projeto é neutro, não vai aumentar a arrecadação do governo, e faz uma reparação tributária aos mais pobres que, proporcionalmente, pagam mais impostos devido às isenções sobre dividendos dos mais ricos.

Real mais forte que o iene

Por outro lado, às 10h de terça-feira o câmbio das moedas brasileira e japonesa mostrou valorização da verde-amarela, 26,28 ienes por real. No fim do dia, e manhã de quarta-feira em Tóquio, continuou valorizada, fechando em 26,32 ienes por real. 

Se necessita fazer remessa financeira aos familiares no Brasil, cada 10 mil ienes serão convertidos em 379,96 reais, na taxa do fim do dia de terça-feira (horário de Brasília).

No Japão, a moeda continua estável, na faixa dos ¥149,28/dólar.

Fontes: Agência Brasil, Investing e Wise

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Passa de 400 o número de mortos em ataques de Israel em Gaza

Publicado em 19 de março de 2025, em Notícias do Mundo

Israel está aumentando pressão militar sobre o Hamas para libertar reféns restantes, enquanto o grupo islâmico o acusa de quebrar o cessar-fogo.

Autoridades locais informaram que a maioria das fatalidades eram mulheres, crianças e idosos (NHK)

Autoridades da saúde na Faixa de Gaza dizem que mais de 400 pessoas morreram como resultado de ataques aéreos por forças israelenses.

Publicidade

Na manhã desta terça-feira (18), Israel anunciou que havia lançado uma vasta ofensiva contra alvos do Hamas em Gaza, onde um cessar-fogo entrou em vigor em janeiro.

Israel está aumentando pressão militar sobre o Hamas para libertar reféns restantes, enquanto o grupo islâmico o acusa de quebrar o cessar-fogo.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse em uma declaração que Israel agora agirá contra o Hamas “com força militar crescente”.

Autoridades da saúde em Gaza disseram que 404 pessoas morreram e muitas outras ainda estão presas sob os escombros. Autoridades locais informaram que a maioria das fatalidades eram mulheres, crianças e idosos.

Uma mídia do Oriente Médio citou um líder do Hamas dizendo que um refém israelense foi morto no bombardeio.

Com as negociações sobre a extensão do cessar-fogo paralisadas, forças israelenses lançaram ataques esporádicos com drones e outros meios, resultando em mortes. Os ataques aéreos mais recentes foram os maiores em escala desde o início do cessar-fogo.

Israel vem pedindo ao Hamas para aceitar uma proposta dos EUA destinada a estender o atual cessar-fogo e proceder com a libertação dos reféns. O país também continuou a bloquear a entrada de ajuda humanitária em Gaza desde 2 de março.

Forças israelenses alertaram residentes em Gaza em “zonas de combate perigosas” perto da fronteira israelense para evacuar, sugerindo que eles estão preparados para expandir seus ataques.

O Hamas divulgou uma declaração, dizendo que Netanyahu e seu governo decidiram derrubar o acordo de cessar-fogo, expondo os reféns a um destino desconhecido.

O grupo também disse que “aderiu ao acordo até o último momento e estava disposto a mantê-lo”, acrescentando que Netanyahu havia escolhido “inflamar a guerra novamente”.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão