
Danos em Bangkok na Tailândia (NHK)
Um forte terremoto em Myanmar levou empresas japonesas que operam no país a confirmar a segurança de seus funcionários.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu a central de Myanmar nesta sexta-feira (28).
O terremoto ocorreu por volta das 12h50, hora local, com o epicentro localizado perto da segunda maior cidade do país, Mandalay.
A líder varejista Aeon opera 9 supermercados juntamente com uma empresa local. Seus funcionários dizem que não há grandes danos, mas algumas lojas foram fechadas para limpeza dos andares.
A grande fabricante de alimentos Ajinomoto disse que está tentando saber da condição de seus funcionários em suas fábricas.
O terremoto também afetou a vizinha Tailândia
A Nissan Motor disse que interrompeu temporariamente as operações em duas 2 fábricas perto da capital tailandesa de Bangkok para verificar os danos.
A Tailândia também é lar para muitas montadoras. Outras montadoras como a Toyota, Isuzu, Honda e Mitsubishi também têm locais de fabricação na Tailândia. Elas agora estão avaliando o impacto do terremoto.
De acordo com o Ministério da Indústria do Japão, algumas fábricas japonesas suspenderam operações para priorizar a evacuação de funcionários.
Negociações no mercado financeiro tailandês teriam sido suspensas após o terremoto desta sexta-feira.
O Banco Central da Tailândia também disse que algumas transações online estão indisponíveis no momento devido a conexões instáveis.
Fonte: NHK