
Tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio devem começar a ser aplicadas na quarta-feira, 12 de março de 2025 (ilustrativa/banco de imagens)
O ministro do Comércio do Japão diz que solicitou isenções das tarifas dos EUA sobre aço, alumínio e importações de automóveis, mas não recebeu garantias durante conversas em Washington.
Yoji Muto fez o comentário após reuniões na segunda-feira (10) com autoridades dos EUA, as quais incluíram o secretário do Comércio, Howard Lutnick, e o representante do Comércio, Jamieson Greer.
As tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio devem começar a ser aplicadas na quarta-feira (12). O presidente Donald Trump disse que planeja impor tarifas sobre automóveis em abril.
Artigos relacionados
Muto diz que o lado dos EUA criou *barreiras não tarifárias nas conversações. A cooperação Japão-EUA em projetos de energia foi um outro assunto e isso incluiu o desenvolvimento de instalações de exportações de gás natural liquefeito no Alasca.
“As autoridades disseram que colocam importância em restabelecer fabricação e criar empregos nos Estados Unidos”, disse o ministro do Comércio.
“Concordamos em realizar mais discussões sobre como chegar a uma situação boa para todos pelos interesses nacionais tanto do Japão como dos EUA”.
Dizem que o governo do Japão viu as conversas com autoridades principais dos EUA como um passo adiante. Entretanto, negociações duras são esperadas a fim de tentar conquistar quaisquer isenções de tarifas.
*Barreiras não tarifárias são medidas que limitam o comércio internacional sem aplicar tarifas.
Fonte: NHK







