Ex-diretores da TEPCO e réus são absolvidos pelo Supremo, pelo acidente nuclear de 2011

O Supremo Tribunal considerou a antiga administração da TEPCO inocente no acidente nuclear de Fukushima.

Vista aérea da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi (NHK)

Em relação ao acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi, ocorrido há 14 anos, após o Grande Terremoto a Leste do Japão, seguido de tsunami, ambos destruidores, 3 da diretoria naquela ocasião, da Tokyo Electric Power Company (TEPCO), foram acusados de negligência profissional, em 2016, pois resultou em morte e ferimentos.

Publicidade

Esse caso já foi julgado em primeira e segunda instâncias, absolvendo os acusados, de que poderiam ter previsto a chegada do enorme tsunami e evitado o acidente nuclear, mas na quinta-feira (6), o juiz da Supremo Tribunal rejeitou o recurso de apelação.

A alegação foi que “não se pode admitir que um tsunami de mais de 10 metros de altura poderia ter sido previsto”, assim os dois réus e ex-vice-presidentes foram considerados definitivamente inocentes

Mas, se eram 3 réus, onde está o outro? O ex-presidente da TEPCO faleceu em outubro do ano passado, com 84 anos, assim, as acusações foram retiradas.

Os dois então alto executivos, livres da acusação, são 武黒一郎, 78, e 武藤栄, 74.   

Quem acusou a diretoria da TEPCO daquela época

Os dois da esq. continuaram sendo acusados como réus e o da dir. faleceu (NHK)

Os três, presidente e vice-presidentes, foram indiciados pela Comissão de Revisão do Ministério Público, com acusações de negligência profissional, resultando em morte e ferimentos de 44 pessoas, incluindo pacientes hospitalizados na província de Fukushima, durante o processo de evacuação do acidente nuclear. Para eles foi pedida a pena de 5 anos de reclusão, pela comissão do Ministério Público.

Embora tenham sido absolvidos nas duas instâncias, pelo mesmo motivo, o de que era impossível prever um tsunami dessa magnitude, os advogados do Ministério Público apelaram porque queriam a condenação.

Com essa decisão de que a antiga diretoria não assumirá a responsabilidade pelo acidente nuclear sem precedentes, não cabe mais recursos, portanto, a ação foi finalizada. 

“Não estou em posição de comentar decisões judiciais, mas espero que a TEPCO não se esqueça do acidente nuclear e prossiga firmemente com o descomissionamento, priorizando a segurança”, declarou o prefeito da cidade de Futaba. 

Segundo a NHK, a TEPCO se absteve de fazer comentários em relação ao fim desse julgamento que durou anos e anos.

Fontes: Mainichi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vietnamita morre soterrado em acidente de trabalho na vala

Publicado em 7 de março de 2025, em Acidentes

O trabalhador vietnamita foi encontrado soterrado na vala onde colocava a tubulação.

vietnamita

Vala onde aconteceu o acidente fatal (KNB/NTV)

Um estagiário técnico vietnamita, 37 anos, foi soterrado pelo solo que desmoronou enquanto trabalhava para colocar a tubulação de irrigação em uma estrada agrícola, soube-se na quinta-feira (6).

Publicidade

O acidente ocorreu pouco antes das 16h de quarta-feira (5), e um colega chamou o 119 para pedir socorro, na cidade de Nanto (Toyama).

Segundo os bombeiros e a polícia, a vítima, グエン・フー・タオ, foi retirado e levado ao hospital, mas sofreu um grave ferimento na cabeça e faleceu pouco depois.

Junto com o vietnamita estavam mais 5 trabalhadores, mas ele estava sozinho naquela área, usando capacete, em uma vala de 2 metros de profundidade, com 1,7 metro de largura e 15 metros de comprimento. 

Acredita-se que o solo e a areia tenham desabado da lateral da vala, por isso os peritos da polícia e do Escritório de Inspeção das Normas Trabalhistas estão investigando a causa desse acidente de trabalho que tirou a vida do vietnamita.

Fontes: NHK e KNB/NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão