Ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, é preso

Duterte ainda é altamente popular para muitos nas Filipinas que apoiavam suas soluções rápidas para crimes e ele se mantém como força política potente.

‘A partir de agora, ele está sob custódia das autoridades’, disse o palácio presidencial das Filipinas em uma declaração (Wikimedia Commons)

O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi preso nesta terça-feira (11) em Manila pela polícia que atua em um mandado do Tribunal Penal Internacional (ICC) citando crimes contra a humanidade relacionados a sua guerra mortal sobre drogas.

Publicidade

Duterte, de 79 anos, enfrenta uma acusação de “crime contra a humanidade de assassinato”, de acordo com o ICC, por uma repressão em que grupos de direitos estimam que dezenas de milhares da maioria de homens pobres foram mortos por policiais e vigilantes, geralmente sem prova de que estavam ligados a drogas.

“Logo pela manhã, a Interpol de Manila recebeu a cópia oficial do mandado de prisão do ICC”, disse o palácio presidencial em uma declaração. “A partir de agora, ele está sob custódia das autoridades”.

Duterte foi preso após chegar ao Aeroporto Internacional de Manila depois de uma breve viagem a Hong Kong.

Falando com milhares de trabalhadores filipinos no exterior em Hong Kong no domingo (9), o ex-presidente denegriu a investigação, rotulando investigadores do ICC como “filhos de vagabundas” enquanto disse que “aceitaria” se uma prisão fosse seu destino.

As Filipinas se retiraram do ICC em 2019 sob instruções de Duterte, mas o tribunal manteve que ele tinha jurisdição sobre as mortes antes da saída, assim como os óbitos na cidade de Davao, no sul do país, quando Duterte era prefeito, anos antes de se tornar presidente.

Duterte ainda é altamente popular para muitos nas Filipinas que apoiavam suas soluções rápidas para crimes e ele se mantém como força política potente.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dalai Lama diz que seu sucessor nascerá fora da China no ‘mundo livre’

Publicado em 11 de março de 2025, em Ásia

Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, fugiu aos 23 anos para a Índia com milhares de outros tibetanos em 1959 após uma revolta falha contra o regime dos comunistas de Mao Zedong.

Ele havia dito anteriormente que a linha espiritual de líderes poderia se encerrar com ele (banco de imagens)

O sucessor de Dalai Lama nascerá fora da China, diz o líder espiritual do Budismo tibetano em um novo livro, aumentando as apostas em um conflito com Pequim pelo controle da região do Himalaia de onde ele fugiu há mais de seis décadas.

Publicidade

Tibetanos no mundo querem que a instituição do Dalai Lama continue após a morte do líder de 89 anos, escreveu ele no “Voice for the Voiceless” (Voz para os sem Voz”), que está sendo lançado nesta terça-feira (11).

Ele havia dito anteriormente que a linha espiritual de líderes poderia se encerrar com ele.

Seu livro marca a primeira vez que o Dalai Lama especificou que seu sucessor nasceria no “mundo livre”, o qual ele descreve como fora da China.

Anteriormente, ele havia dito que ele poderia reencarnar apenas fora do Tibete, possivelmente na Índia onde ele vive em exílio.

Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, fugiu aos 23 anos para a Índia com milhares de outros tibetanos em 1959 após uma revolta falha contra o regime dos comunistas de Mao Zedong.

Pequim insiste que escolherá seu sucessor, mais Dalai Lama disse que qualquer substituto nomeado pela China não seria respeitado.

A China rotula Dalai Lama, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1989 por manter viva a causa tibetana, como “separatista”.

“Sobre a questão do Tibete, a posição da China é consistente e clara. O que Dalai Lama diz e faz não pode mudar o fato objetivo da prosperidade e desenvolvimento do Tibete”.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão