
O ponto laranja mostra o epicentro, no sul do país e os traços indicam as áreas abaladas (GeoNet)
Um forte terremoto abalou a Nova Zelândia, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), de magnitude preliminar de 6,7 ao sul do país, por volta das 10h43 de terça-feira (25), no horário de Tóquio.
Inicialmente, a informação foi de magnitude 7,0 a 160 quilômetros a noroeste das Ilhas Snares, às 14h43 no horário local, informou o NZ Herald.
De acordo com as informações do GeoNet, o epicentro foi a 12 quilômetros de profundidade e causou tremores de intensidade moderada a forte.
Em seguida, às 15h56 ocorreu um outro abalo sísmico, perto do primeiro local, de magnitude 5,0 a uma profundidade de 12 quilômetros.
Os abalos foram moderados ao sul do país e também na capital, Wellington, porém na área da cidade de Auckland o tremor foi de intensidade extrema.
O Ministro de Gestão de Emergências e Recuperação da Nova Zelândia, Mark Mitchell, disse que emitiu um alerta para o sul. “Evacuações NÃO são necessárias, mas há perigo potencial perto da costa”, postou no X.
O risco de tsunami em decorrência do terremoto está sendo avaliado pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia (Nema) e pela GNS Science.
“Esperamos que as áreas costeiras da Nova Zelândia experimentem correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa após um terremoto de magnitude 6,8 na costa oeste da Ilha Sul em 25/03/2025 às 14h43. Consulte a NEMA (Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências) para obter informações oficiais sobre alertas de tsunami”, alertou o GeoNet.
Segundo algumas testemunhas, o primeiro tremor, mais forte, durou cerca de um minuto.
Tsunami Advisory For New #Zealand Now In Effect: Additional statement added: Expect strong and unusual currents and unpredictable surges.
Read Full Report:https://t.co/mXuLiPN2dZ pic.twitter.com/naW0ZjEdB4
— Defcon Level Threat Monitor (@Defcon_Level) March 25, 2025
Fontes: NZ Herald, RNZ, USGS e GeoNet