Forte terremoto de 6,7 abala Nova Zelândia e poderia ocorrer tsunami

Logo depois desse forte terremoto de magnitude 6,7 na Nova Zelândia ocorreu um outro de 5,0, informaram as agências relacionadas.

Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Nova Zelândia

O ponto laranja mostra o epicentro, no sul do país e os traços indicam as áreas abaladas (GeoNet)

Um forte terremoto abalou a Nova Zelândia, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), de magnitude preliminar de 6,7 ao sul do país, por volta das 10h43 de terça-feira (25), no horário de Tóquio.

Publicidade

Inicialmente, a informação foi de magnitude 7,0 a 160 quilômetros a noroeste das Ilhas Snares, às 14h43 no horário local, informou o NZ Herald. 

De acordo com as informações do GeoNet, o epicentro foi a 12 quilômetros de profundidade e causou tremores de intensidade moderada a forte. 

Em seguida, às 15h56 ocorreu um outro abalo sísmico, perto do primeiro local, de magnitude 5,0 a uma profundidade de 12 quilômetros.

Os abalos foram moderados ao sul do país e também na capital, Wellington, porém na área da cidade de Auckland o tremor foi de intensidade extrema.

O Ministro de Gestão de Emergências e Recuperação da Nova Zelândia, Mark Mitchell, disse que emitiu um alerta para o sul. “Evacuações NÃO são necessárias, mas há perigo potencial perto da costa”, postou no X.

O risco de tsunami em decorrência do terremoto está sendo avaliado pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia (Nema) e pela GNS Science. 

“Esperamos que as áreas costeiras da Nova Zelândia experimentem correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa após um terremoto de magnitude 6,8 na costa oeste da Ilha Sul em 25/03/2025 às 14h43. Consulte a NEMA (Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências) para obter informações oficiais sobre alertas de tsunami”, alertou o GeoNet.

Segundo algumas testemunhas, o primeiro tremor, mais forte, durou cerca de um minuto.

Fontes: NZ Herald, RNZ, USGS e GeoNet

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Carteira de motorista será preferencialmente para veículos com transmissão automática

Publicado em 25 de março de 2025, em Carteira de habilitação

Essa mudança na carteira de motorista começa nesta primavera, mas a partir de 2026, se estenderá aos veículos de médio e grande porte.

carteira de motorista

Mulher ao volante (PM)

A carteira de motorista é importante para as pessoas com idade acima de 18 anos para que possam dirigir, obviamente, mas também porque serve de documento de identificação no Japão.

Publicidade

Haverá mudança para a obtenção desse documento, especialmente no currículo das autoescolas do país, por causa de uma alteração no sistema a partir de 1.º de abril deste ano (2025).

A partir do ano fiscal de 2025, os veículos automáticos também serão usados ​​em treinamentos e testes para diversas licenças de câmbio manual. O curso será revisado para usar os veículos manuais apenas para as disciplinas de operação de embreagem e marchas, segundo um funcionário da Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA).

Foto ilustrativa do documento (Wikimedia)

Para os carros de passeio comum ou kei, a maioria dos futuros motoristas opta por transmissão automática (AT), mas se oferece a opção de carro com transmissão manual (MT) para quem gosta da troca de marchas. Muitos que escolhem a opção de MT é porque o trabalho exige.

“A partir de 1.º de abril de 2025, aqueles que desejam obter uma licença de transmissão manual serão obrigados a fazer o que é chamado de teste do novo método, que inclui um teste prático usando veículos automáticos e manuais.

É a parte que está relacionada à operação da embreagem e da marcha. Esta etapa é realizada em um carro manual, e todas as outras etapas são realizadas em um veículo automático”, explicou o Chefe Adjunto da Divisão de Carteira de Habilitação da Sede da Polícia da Província de Tottori, Hiromichi Muronaga.

A partir de abril, parte do Regulamento de Fiscalização da Lei de Trânsito será revisado, e um novo sistema será introduzido, no qual aqueles que desejam obter uma carteira de motorista de MT terão a maior parte do treinamento realizado em veículos com AT.

Por que a facilitação na obtenção da carteira de motorista AT 

Foto de arquivo de caminhões (NHK)

A partir da primavera, a carteira de motorista será preferencialmente para transmissão automática. Caso queira, por algum motivo, a de MT, terá que fazer algumas horas a mais de treinamento e a taxa do curso será um pouco mais cara. 

Mas, a diferença não é só essa.

Acontece que no futuro próximo, a partir do ano fiscal 2026, se pretende introduzir as licenças AT inclusive para veículos de médio e grande porte, como os caminhões (oogata menkyo), ônibus de transporte de passageiros, micro-ônibus e caminhão com até 11 toneladas, com a finalidade de facilitar a direção, especialmente pela carência de motoristas

Assim, a atual mudança no currículo visa aliviar a escassez de motoristas no segmento de logística. 

Vale lembrar que quem obtiver a carteira de motorista AT não poderá dirigir um veículo de transmissão manual, embora quase todos os carros no Japão sejam automáticos.

Fontes: JNN, Yomiuri e NHK

.
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Fujiarte - Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Casa Própria no Japão