
Arranha-céu de 30 andares sob construção na Tailândia colapsou após o terremoto em Mianmar (NHK)
Atualização às 16h22 de 29 de março de 2025
O número de mortos no violento terremoto que atingiu as regiões centrais de Manmar na sexta-feira (28) subiu para 1.002, conforme anunciado pela televisão estatal do país.
Além dos óbitos, outras 2.376 pessoas ficaram feridas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou que o terremoto de magnitude 7,7 ocorreu próximo à cidade de Mandalay, a uma profundidade estimada de 10Km.
Cerca de 10 minutos após o tremor inicial, outro abalo de magnitude 6,7 foi registrado. Nas zonas vizinhas, como a Tailândia, o impacto do terremoto foi sentido quando um prédio em construção desmoronou na capital, Bangkok, resultando em cinco mortes e 17 feridos.
Equipes de resgate estão em busca de cerca de 100 pessoas que podem estar sob os escombros do edifício.
O vice-primeiro-ministro da Tailândia, Anutin Charnvirakul, visitou o local na noite de sexta-feira. Ele afirmou que todos os prédios, tanto públicos quanto privados, terão que passar por inspeções de segurança. A declaração surge em meio à crescente preocupação com a integridade estrutural das edificações na região afetada.
Fonte: NHK
Um terremoto de grandes proporções que abalou Mianmar e Tailândia na sexta-feira (28) deixou cerca de 150 mortos e centenas de feridos, com dezenas de pessoas presas sob prédios que desabaram e o número de óbitos pode aumentar.
O terremoto raso de magnitude 7,7 na escala Richter sacudiu a cidade de Sagaing em Mianmar e foi seguido minutos depois por um tremor de 6,4.
O forte tremor arrasou prédios, causou o colapso de pontes e rachaduras em estradas por grandes faixas de Mianmar e até mesmo derrubou um arranha-céu de 30 andares sob construção a centenas de quilômetros em Bangkok, na Tailândia.
Enquanto a extensão da catástrofe ainda vá surgir, o líder da isolada Mianmar, em plena situação de guerra civil, emitiu um raro apelo por ajuda internacional.
O chefe da Junta, Min Aung Hlaing, disse que 144 pessoas haviam morrido e 732 ficaram feridas, mas alertou que o número “provavelmente aumentará. Três mortes foram confirmadas na Tailândia até agora.
Quatro anos de guerra civil disseminada pela tomada de poder pelos militares arrasaram a infraestrutura e sistema de saúde de Mianmar, deixando o país em condições precárias de equipamentos para responder a tal desastre.
Mianmar declarou estado de emergência nas 6 regiões mais afetadas após o terremoto, o qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu como uma “ameaça muito, muito grande à vida e saúde”.
Pela fronteira na Tailândia, um arranha-céu de 30 andares sob construção desabou em questão de segundos.
Right now, I’m sending prayers to the people of Myanmar and Thailand as rescue operations unfold.
We’re looking at over 200 dead in Myanmar, and an unconfirmed but likely significant number in Thailand at the moment as the rescue efforts are underway. pic.twitter.com/rx1CXZ2czC
— Malcolm FleX (@Malcolm_fleX48) March 28, 2025
Autoridades disseram que 3 trabalhadores morreram com mais de dezenas ainda desaparecidos, muitos presos sob os escombros.
“Eu ouvi pessoas pedindo ajuda”, disse Worapat Sukthai, vice-chefe da polícia do distrito de Bang Sue.
“Estimamos que centenas de pessoas estão feridas”, disse ele.
As ruas da capital Bangkok estavam repletas de pessoas tentando voltar para casa a pé ou simplesmente se abrigando nas entradas de shoppings e prédios de escritórios.
Autoridades da cidade disseram que parques ficariam abertos na madrugada para aqueles que não conseguissem dormir em casa.
Terremotos fortes são extremamente raros na Tailândia, e por toda a Bangkok e o destino turístico de Chiang Mai, no norte, onde a houve apagão brevemente, residentes chocados correram para as ruas, não tendo certeza sobre como responder.
O abalo sísmico foi sentido por toda a região, com China, Camboja, Bangladesh e Índia também reportando tremores.
Índia, França e a União Europeia ofereceram assistência, enquanto a OMS disse que estava mobilizando seu centro de logística em Dubai para preparar fornecimento aos feridos.
Terremotos são relativamente comuns em Mianmar, onde 6 fortes tremores de magnitude 7 ou acima ocorreram entre 1930 e 1956 perto da Falha de Sagaing, que abrange o norte e sul pelo centro do país, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).
Fonte: Japan Times