Forte terremoto em Tonga, seguido de tremores secundários e alerta de tsunami

Após o forte terremoto em Tonga foi emitido alerta de tsunami e ocorreram tremores secundários, sendo que um deles foi de magnitude 6,1.

Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Tonga

O epicentro foi próximo a Pangai (USGS)

No domingo (30), às 21h18 (horário de Tóquio), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar 7,3 a 127 km de Pangai, Tonga, em uma profundidade de 58,6 quilômetros. 

Publicidade

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a magnitude foi de 7,0 a 73 quilômetros de Pangai, capital administrativa do Grupo (de ilhas) Haʻapai.

As autoridades locais emitiram alerta de tsunami para as áreas costeiras de ‘otu Mu’omu’a em Ha’apai (Nomuka, Mango, Fonoifua), ‘Atataa, ‘Eueiki, Tongatapu mo ‘Eua. Além disso, o U.S. Tsunami Warning Center emitiu um alerta de tsunami para várias ilhas no Oceano Pacífico, incluindo Tonga, Samoa Americana, Niue e Fiji. 

Os moradores foram aconselhados a procurar terrenos mais altos imediatamente.

Tonga não para de tremer com sequência de tremores

Um pouco mais tarde, à 0h04 de segunda-feira (31), no horário de Tóquio, ocorreu um segundo evento sísmico, de magnitude preliminar 6,1, igualmente forte, a 82 quilômetros de Pangai, a uma profundidade rasa de 10 quilômetros.

Nesse intervalo entre os dois tremores fortes, ocorreram 2 sismos de magnitude 4,8.

Depois, até as 3h de segunda-feira, foram registrados mais tremores secundários de magnitude 4,9, 5,8 e 4,8, respectivamente, todos em locais muito próximos, sendo que esses foram a uma profundidade relativamente rasa de 35 quilômetros.

Fontes: News Digest e USGS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avião cai em floresta no Japão e todos os 4 saem ilesos

Publicado em 31 de março de 2025, em Acidentes

Apesar do susto com a queda do avião na floresta, o piloto e os 3 passageiros são resgatados ilesos.

avião

Avião caído na floresta (JNN)

Um avião civil caiu em uma floresta mas, por milagre, todos saíram ilesos.

Publicidade

Segundo a imprensa, a queda do avião de 4 lugares foi em uma floresta nas montanhas perto do Aeroporto de Kamigoto, em Kashiragashima (Nagasaki), por volta do meio-dia de domingo (30).

A aeronave era de propriedade particular, comprada em conjunto por várias pessoas e havia 4 pessoas a bordo, incluindo o piloto na faixa dos 50 anos.

A torre de controle do aeroporto avisou o Corpo de Bombeiros que uma aeronave civil caiu, pedindo resgate. Mas, os 4 homens não sofreram ferimentos, informaram os bombeiros.

A pequena aeronave decolou do Aeroporto de Saga de manhã e estava programada para pousar no Aeroporto de Kamigoto, quando caiu na floresta ao sul da pista antes do pouso.   

No momento da queda, os ventos estavam muito fortes nas proximidades do aeroporto. Os peritos da polícia investigam a causa do acidente.

Em vermelho, a área onde a aeronave caiu na floresta perto do aeroporto na ilha (JNN)

Fontes: JNN

.
Fujiarte - Empregos no Japão
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
FUJIARTE - Empregos no Japão