
Incêndio florestal de Imabari, em Ehime (NHK)
Dois incêndios florestais no domingo (23) causam tensão para os moradores das imediações, nas províncias de Okayama e Ehime.
Publicidade
O de Imabari (Ehime) começou pouco antes das 16h e continuou se alastrando na noite de domingo. A prefeitura emitiu ordens de evacuação para todas as famílias de Nagasawa e pediu que buscassem locais seguros. A cidade vizinha de Saijo também ordenou que os residentes de Kusunoki e Rokkenya deixassem suas casas por motivos de segurança.
Só na cidade de Imabari, 219 famílias foram desalojadas e estão nos abrigos providenciados pela prefeitura, em clima de tensão e apreensão.
Até a noite de domingo, a informação sobre a área queimada é de pelo menos 25 hectares. Um bombeiro ficou ferido durante o trabalho de extinção do incêndio.
A prefeitura de Imabari solicitou a cooperação das Forças de Autodefesa e de outras três províncias de Shikoku para os esforços de combate ao incêndio florestal a partir da manhã de segunda-feira (24).
Okayama também em tensão com o incêndio florestal

Floresta na cidade de Okayama em chamas (FNN)
Por volta das 15h de domingo começou um incêndio florestal em Minami-ku, na cidade de Okayama (província homônima).
Grandes quantidades de fumaça subiram sobre uma ampla área da floresta. Carros de bombeiros e helicópteros estão sendo mobilizados para extinguir o incêndio florestal, mas os ventos fortes estão fazendo com que o fogo continue a se espalhar.
Placas de trânsito próximas indicam ventos de 8 metros por segundo, e o fogo está se espalhando para o leste. Há casas e escolas no sopé da montanha, e a polícia e os bombeiros estão em alerta.
A prefeitura deu ordem de evacuação para 403 famílias das imediações, todas de Minami-ku. A maioria das pessoas está alojada em uma escola ginasial, com tensão e medo.
Até as 22h de domingo 76 hectares foram incendiados e nessa área um depósito teve perda total, além de uma residência com perda parcial.
“Por causa da direção do vento, não há cheiro, mas podemos ver as chamas vermelhas e ouvir os sons crepitantes da queima. Pudemos ver helicópteros tentando apagar o fogo até a noite. Temos 7 cavalos no clube de equitação e estamos preocupados que a direção do vento mude e o fogo se aproxime”, disse o dono de um clube de equitação perto do local do incêndio, não escondendo a tensão.
Fontes: News Digest, NHK, OHK, FNN