Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Golpes por telefone usando números da polícia aumentam no Japão

| Sociedade

Está ocorrendo uma série de casos de ligações suspeitas em que identificadores de chamadas exibem os números de telefone de delegacias. Suspeita-se que as chamadas sejam golpes e outras atividades criminais.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
telefone 17 mar 2025 destaque

Desde 11 de março, os autores de chamadas falsas usaram o número principal da delegacia de Shinjuku pelo menos 500 vezes (ilustrativa/banco de imagens)

O Departamento de Polícia Metropolitana está alertando o público sobre um aumento em golpes por telefone suspeitos exibindo os números reais de delegacias em identificadores de chamadas e quem liga fingindo ser um oficial da polícia em uma tentativa de tirar dinheiro das pessoas.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com o departamento da polícia, desde 11 de março, os autores de chamadas falsas usaram o número principal da delegacia de Shinjuku (03-3346-0110) pelo menos 500 vezes, divulgou o site Japan Today. Tais chamadas falsas foram recebidas em 40 províncias, disse a polícia.

Os autores das chamadas fingem ser oficiais da polícia e tentam enganar as vítimas por dinheiro ao afirmar que suas contas bancárias foram usadas para atividades criminais e ameaçam que elas serão presas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Além disso, os golpistas usaram o número de telefone real do Departamento de Polícia Metropolitana em Tóquio (03-3581-4321) e outras delegacias na cidade para entrar em contato com vítimas em potencial em seus smartphones.

Policiais atualmente não sabem como os números de telefone estão sendo falsificados em identificadores de chamadas ou a origem das ligações.

Um funcionário do departamento da polícia está pedindo que as pessoas não continuem conversando, mas perguntem ao autor da chamada, “Gostaria de ligar para você, então, por favor, me diga seu nome, departamento e um número de extensão” e então desliguem o telefone e entrem em contato com uma delegacia.

Casos em Aichi

A sede da polícia provincial de Aichi diz que um homem na faixa dos 40 anos e uma mulher na faixa dos 30, ambos residentes na cidade de Nagoia, receberam separadamente ligações em que o identificador exibiu o número da sede da polícia.

Para ambos foi dito que eles eram suspeitos de estarem envolvidos em lavagem de dinheiro. Eles foram enganados e perderam valores monetários.

Sabe-se que golpistas usam números de telefone da polícia e de outras organizações. Em muitos casos, o identificador de chamadas incluía um sinal de + e código de um país, facilitando identificar as chamadas como fraudulentas.

Contudo, nos casos recentes, é difícil dizer se as chamadas são falsas porque elas não têm tais características.

Fonte: Japan Today, NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo