
Os chamados navios-hospitais fornecem cuidado médico no mar no caso de desastres de larga escala ou surtos de doenças infecciosas (ilustrativa/banco de imagens)
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, instruiu seu governo na terça-feira (18) a desenvolver um sistema para operar o que são conhecidos como navios-hospitais até janeiro de 2026.
No mesmo dia, o governo adotou um programa para a introdução de navios-hospitais, os quais fornecem cuidado médico no mar no caso de desastres de larga escala ou surtos de doenças infecciosas.
Uma lei sobre promoção de cuidado médico usando navios foi colocada em vigor em junho passado a fim de se preparar para possíveis megaterremotos ao longo da Fossa de Nankai (Nankai Trough) na costa do Pacífico do arquipélago e abaixo da área metropolitana de Tóquio.
O programa de introdução pede pelo uso de embarcações existentes do setor privado por enquanto para transportar pacientes de áreas afetadas por desastres e fornecimento de cuidado médico perto de zonas afetadas.
O governo planeja concluir os acordos com operadores de navios e transportes, se coordenar com organizações médicas e conduzir exercícios relacionados.
Fonte: Japan Times