‘Hospital flutuante’ do Japão deve iniciar operações

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, instruiu seu governo a desenvolver até janeiro de 2026 um sistema para operar o que são conhecidos como navios-hospitais.

Os chamados navios-hospitais fornecem cuidado médico no mar no caso de desastres de larga escala ou surtos de doenças infecciosas (ilustrativa/banco de imagens)

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, instruiu seu governo na terça-feira (18) a desenvolver um sistema para operar o que são conhecidos como navios-hospitais até janeiro de 2026.

Publicidade

No mesmo dia, o governo adotou um programa para a introdução de navios-hospitais, os quais fornecem cuidado médico no mar no caso de desastres de larga escala ou surtos de doenças infecciosas.

Uma lei sobre promoção de cuidado médico usando navios foi colocada em vigor em junho passado a fim de se preparar para possíveis megaterremotos ao longo da Fossa de Nankai (Nankai Trough) na costa do Pacífico do arquipélago e abaixo da área metropolitana de Tóquio.

O programa de introdução pede pelo uso de embarcações existentes do setor privado por enquanto para transportar pacientes de áreas afetadas por desastres e fornecimento de cuidado médico perto de zonas afetadas.

O governo planeja concluir os acordos com operadores de navios e transportes, se coordenar com organizações médicas e conduzir exercícios relacionados.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cartão de crédito no Japão tem nova regra a partir de abril

Publicado em 19 de março de 2025, em Economia, Tecnologia

Cartão de crédito: com o propósito de oferecer mais segurança aos usuários, será introduzida uma nova regra no Japão. Leia e compreenda.

cartão de crédito

Pessoa passando o cartão de crédito por aproximação (PM)

Sabia que a partir de 1.º de abril o Japão muda uma pequena regra no uso do cartão de crédito? É para oferecer mais segurança aos usuários, por isso, a verificação da identidade do portador ou usuário, que podia ser com a assinatura, na hora do pagamento no caixa, vai ser abolida. 

Publicidade

Com a nova regra, a partir de abril, será exigido o Personal Identification NumberPIN – ou número de identificação pessoal para pagamentos acima de um determinado valor, por isso, as empresas de cartão de crédito já devem ter avisado seus usuários, por correspondência ou e-mail.

Essa alteração é baseada nas Diretrizes de Segurança de Cartão de Crédito publicadas pela Associação de Cartões de Crédito do Japão (JCCA).

Para reforçar a segurança, o método anteriormente possível de verificação de identidade usando assinaturas manuscritas será descontinuado no final de março e passa-se a exigir o PIN. No entanto, para pagamentos de valores abaixo de 10 mil ienes, o PIN não será exigido.

Segundo uma pesquisa realizada pela (JCCA), 89% dos usuários de cartão de crédito se lembram do PIN, uma senha, de 4 dígitos. O próprio usuário definiu esses 4 dígitos quando solicitou o cartão de crédito e a bandeira os registrou no chip.

No caso de não se lembrar, não convém digitar os possíveis números porque o cartão de crédito será bloqueado. 

Usuário digitando o PIN no terminal da bandeira do cartão (PM)

Se for solicitar um novo PIN, jamais use números como a data do seu aniversário, os últimos 4 dígitos do seu telefone celular, ou 0000, 1234, 6789, por exemplo, pois são arriscados e perigosos.  

Para o usuário que não se lembra do número PIN é preciso solicitar a informação à companhia do cartão de crédito ou pedir a emissão de um novo. 

Se costuma fazer o pagamento usando o método touch, não será necessário digitar o PIN.

De acordo com as operadoras que fornecem os terminais de pagamento, os usuários de cartões de crédito emitidos no exterior, como visitantes no Japão, que não podem verificar sua identidade usando um número PIN, poderão continuar a verificar sua identidade usando uma assinatura.

Fontes: JCCA, BCN, CNet e JAL  

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão