
Montanha em preto, toda queimada (helicóptero do Asahi Shimbun)
O gigantesco incêndio florestal na cidade de Ofunato (Iwate), foi declarado controlado pela prefeitura da cidade, às 17h de domingo (9). Após intensos esforços de combate aos fogos espalhados por vasta área, com a cooperação dos departamentos de bombeiros locais e das Forças de Autodefesa, foi determinado que não havia mais risco de o incêndio se espalhar 12 dias após seu início.
No entanto, a ordem de evacuação, emitida para 2.424 pessoas, deverá ser suspensa em toda a área até o meio-dia de segunda-feira (10). Como a área queimada é extensa, abrangendo aproximadamente 2,9 mil hectares, ou cerca de 9% da área da cidade, a vigilância e as verificações de incêndio continuarão até que o fogo seja extinto.
Suprimido significa que o fogo foi controlado pelo corpo de bombeiros e o comandante máximo no local determinou que não há mais risco de propagação, enquanto extinto significa que o comandante determina que não há risco de reacender.
Por volta das 13h30 de domingo, o comandante dos bombeiros de Ofunato, responsável pelo local, verificou a situação por ar, de helicóptero, com o prefeito e o chefe dos bombeiros da cidade. Então, determinou que não há mais perigo de propagação do fogo e o incêndio estava sob controle, portanto foi considerado suprimido.
Os abrigos destinados às famílias desabrigadas continuam abertos, mas serão reduzidos quando as pessoas puderem voltar para casa, exceto os que perderam as respectivas moradias.
Foco no apoio às vítimas do incêndio
O número de edificações danificadas aumentou de 78 para 210 (até o meio-dia de domingo). No total são 102 residências e 108 edificações de outros tipos. Das casas, 76 foram completamente destruídas e 26 foram severamente danificadas ou parcialmente destruídas. Não houve danos às instalações públicas.
À medida que os testes continuam sendo realizados para garantir a segurança da qualidade da água, o fornecimento ainda continua suspenso em 4 áreas.
Em uma coletiva de imprensa, o prefeito Fuchigami Kiyoshi disse: “De agora em diante, focaremos em dar suporte às vítimas e continuaremos em alerta para apagar completamente o incêndio. Gostaria de expressar mais uma vez minha gratidão a todas as agências de prevenção de desastres”, e fez uma reverência junto com as autoridades da cidade.
Espera-se que a cidade continue operando sua sede de resposta a desastres. Equipes de assistência de emergência contra incêndio de fora da prefeitura continuarão patrulhando a área e realizando atividades de combate a incêndio.
As vítimas cujas edificações foram danificadas receberão certificados de desastre, necessários para reconstruir suas vidas e casas. As inscrições serão aceitas a partir das 8h30 de 14 na prefeitura e no Escritório de Desenvolvimento Regional de Ayasato.
Fonte: Asahi