
Painel da Bolsa de Valores de Tóquio na manhã de segunda-feira (JNN)
O índice Nikkei despenca na abertura da Bolsa de Valores de Tóquio na segunda-feira (31) e é forte a visão de que é provável que continuará operando em queda.
Na abertura chegou a cair drasticamente, em mais de 1,1 mil ienes, chegando ao limite “psicológico” na casa dos 35 mil ienes.
O índice Nikkei também caiu acentuadamente na sexta-feira (28), fechando em 37.120 ienes, mostrando um baque de 679 ienes em relação ao dia anterior e mostra que o declínio continua.
A queda nas ações dos Estados Unidos no último fim de semana pesará no mercado, e é provável que haja uma venda generalizada de ações importantes.
O motivo da queda nos preços das ações é a tarifa adicional de 25% sobre carros importados anunciada pelo governo Trump. Essa política aumentou as preocupações sobre o futuro da economia dos Estados Unidos e, na sexta-feira, o Dow Jones fechou em Nova Iorque com uma queda significativa de 715 dólares em relação ao dia anterior.
Além disso, o fortalecimento do iene – na casa dos ¥149/dólar – no fim de semana também está pesando no mercado e, em resposta a essa tendência, ordens de venda estão se espalhando no mercado de Tóquio no início da semana.
Com o governo Trump prestes a anunciar “tarifas recíprocas” no início de abril, a ansiedade do mercado em relação ao tarifaço continua subindo.
Fontes: Nikkei, JNN e NTV