
Nagoia esfumaçada com poeira amarela e cheiro de queimado (Tokai TV/FNN)
Os bombeiros das províncias de Aichi e Gifu vem recebendo reclamações de cheiro de queimado desde quarta (26), segundo informações de quinta-feira (27).
Mas, afinal, se não houve incêndio em alguma fábrica ou em floresta da região, os internautas questionaram o caso como mistério. O que não faltou foram posts fazendo a mesma queixa.
Não se podia atribuir à poeira amarela na atmosfera até quarta-feira o cheiro de queimado, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, a atmosfera estava com os níveis de PM2.5 muito elevados.
Eis que o vídeo da companhia privada de meteorologia WeatherNews desvendou esse mistério do cheiro de queimado avaliando que “é possível que a fumaça dos incêndios florestais na Coreia do Sul esteja se espalhando e sendo levada pelo vento”, cobrindo as províncias de Aichi e Gifu.
Assim, ficou mais fácil compreender o motivo e, depois, as imagens de satélite mostram o que parecem ser nuvens brancas fluindo da Coreia do Sul em direção a essas duas províncias.

Se vê uma nuvem de fumaça, da área do incêndio florestal gigantesco, se dirigindo a Gifu e Aichi (WeatherNews)
Cheiro de queimado é do incêndio florestal que matou 27 pessoas
O trágico incêndio florestal de proporção gigantesca, ardendo desde 21 deste mês, na Coreia do Sul, com uma área de 36 mil hectares queimados, causou a morte de 27 pessoas e 32 estão feridas.
Os esforços de combate ao incêndio continuam, mas os ventos fortes e as condições secas significam que o fogo ainda está em pleno andamento.
Até quinta-feira, 320 locais, incluindo casas, templos e propriedades culturais, foram destruídos pelo fogo.
A ONG japonesa Peace Winds informou, na quinta-feira, que enviou uma equipe de bombeiros para ajudar no combate a essa tragédia na Coreia do Sul, além de levar água mineral e alimentos para as pessoas desalojadas.
Além disso, criou contas para contribuição às vítimas: Peace Winds e a outra é pelo Yahoo!.

Incêndio florestal gigantesco na Coreia do Sul (Agência Florestal da CS via FNN)
Fontes: Tokai TV/FNN, FNN, WeatherNews e divulgação