
Cédulas de cem reais (PM)
A moeda americana despencou no Brasil, chegando a 5,67 reais por dólar no fim do dia de terça-feira (18).
Publicidade
Isso não acontecia desde 24 de outubro de 2024. Nas últimas 6 sessões o dólar americano teve queda de 3,06%.

Gráfico da variação cambial dólar e real (Investing)
Um dos motivos apontados foi o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado na terça-feira, apresentado ao Congresso Nacional. Trata-se do projeto de lei da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha salário mensal de até 5 mil reais.
O texto que será analisado pelo Congresso também cria desconto parcial para aqueles que recebem entre 5 mil e 7 mil reais, reduzindo o valor pago atualmente.
A ampliação da faixa de isenção custará cerca de 27 bilhões de reais por ano aos cofres públicos, como resultado da redução da arrecadação. Para compensar a perda, o projeto prevê a tributação mínima das altas rendas, ampliando a receita com a cobrança de imposto de rendimentos isentos, como dividendos de empresas (parte do lucro distribuída aos acionistas), acima de 600 mil reais.

Cerimônia para apresentação do projeto de lei de Lula (© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula destacou que o projeto é neutro, não vai aumentar a arrecadação do governo, e faz uma reparação tributária aos mais pobres que, proporcionalmente, pagam mais impostos devido às isenções sobre dividendos dos mais ricos.
Real mais forte que o iene
Por outro lado, às 10h de terça-feira o câmbio das moedas brasileira e japonesa mostrou valorização da verde-amarela, 26,28 ienes por real. No fim do dia, e manhã de quarta-feira em Tóquio, continuou valorizada, fechando em 26,32 ienes por real.
Se necessita fazer remessa financeira aos familiares no Brasil, cada 10 mil ienes serão convertidos em 379,96 reais, na taxa do fim do dia de terça-feira (horário de Brasília).
No Japão, a moeda continua estável, na faixa dos ¥149,28/dólar.
Fontes: Agência Brasil, Investing e Wise