OCDE prevê queda no crescimento global em 2025 devido às tarifas de Trump

A organização espera que o crescimento do Japão seja de 1,1%, queda de 0.4 ponto em comparação à previsão anterior.

A mais recente perspectiva econômica da OCDE foi divulgada na segunda-feira, 17 de março de 2025 (ilustrativa/banco de imagens)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) rebaixou sua previsão de crescimento para a economia global neste ano, citando atuais e futuras tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Publicidade

A mais recente perspectiva econômica da OCDE foi divulgada na segunda-feira (17).

Ela projeta que a economia do mundo crescerá 3,1% em 2025, queda de 0,2 ponto percentual em comparação a sua previsão em dezembro.

A previsão considera que os EUA mantêm tarifas sobre importações de aço e alumínio.

Ela também contém um cenário em que os EUA avançam com tarifas adicionas sobre a China, Canadá e México e que esses países revidam com suas próprias taxações.

Por país, a OCDE corta sua projeção de crescimento para os EUA em 0,2 ponto, para 2,2%, Canadá queda de 1,3 ponto para 0,7% e México 2.5 pontos para -1,3%.

Em relação à zona do euro, a OCDE acredita que incerteza geopolítica e política aumentada, provavelmente, ainda travarão o crescimento. Ela rebaixou a projeção do bloco em 0.3 ponto para 1%.

A organização espera que o crescimento do Japão seja de 1,1%, queda de 0.4 ponto em comparação à previsão anterior.

A OCDE alerta contra mais fragmentação da economia global.

A organização diz que barreiras comerciais maiores e mais amplas afetariam o crescimento em todo o mundo e se somariam à inflação.

Ela diz que aumento de preços mais do que o esperado levaria a políticas monetárias mais restritivas e poderia dar origem a uma “redefinição de preços prejudicial” nos mercados financeiros.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Espiões da Rússia incendeiam loja da Ikea por semelhança de cores com bandeira ucraniana

Publicado em 18 de março de 2025, em Notícias do Mundo

A inteligência militar do Kremlin foi acusada de orquestrar um ataque incendiário contra a loja em Vilnius, capital da Lituânia, em maio do ano passado. Isso será processado como um ato de terrorismo.

Logo da loja sueca foi ligado à bandeira ucraniana (banco de imagens)

Agentes da inteligência militar russa atearam fogo em uma vasta loja da Ikea porque “as cores são as mesmas da bandeira ucraniana”, alegaram promotores lituanos.

Publicidade

A inteligência militar do Kremlin foi acusada de orquestrar um ataque incendiário contra a loja em Vilnius, capital da Lituânia, em maio do ano passado. Isso será processado como um ato de terrorismo.

O fogo surgiu na loja 3 dias antes de um shopping na vizinha Polônia ter sido incendiado.

Autoridades polonesas disseram que suspeitavam que isso pode ter sido parte de uma crescente campanha de sabotagem russa.

“As cores da Ikea são as mesmas da bandeira ucraniana – isso tem um forte significado simbólico”, disse Arturas Urbelis, do escritório geral de promotoria lituana, acrescentando que a loja não foi escolhida de forma aleatória.

Investigadores descobriram que o incêndio na Ikea estava ligado à inteligência militar russa através de uma rede de mais de 20 intermediários.

“A rede inclui os organizadores, então mais organizadores para certas metas, então mais intermediários, tudo pelos perpetradores. É um sistema multiestágio, muito complexo”, disse Urbelis aos repórteres.

Ambos os suspeitos mantidos em detenção pré-julgamento são ucranianos menores de 20 anos. Eles teriam recebido pelo ataque um BMW e a promessa de 10 mil euros.

Um outro ataque incendiário suspeito destruiu o Marywilska 44, o maior shopping de Varsóvia, na Polônia, em maio passado, acabando com 1,4 mil unidades comerciais.

A Rússia nega ter realizado ataques de sabotagem, e diz que o Ocidente está alimentando sentimentos hostis ao culpar Moscou por todo incidente.

Fonte: The Telegraph

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão