
Ovo 20% mais caro do que a média do ano passado (ilustrativa/banco de imagens)
Os preços dos ovos estão em alta no Japão, e produtores distribuidores e varejistas indicaram em 19 de março que eles esperam que os atuais valores em crescimento vão continuar até o verão, colocando mais pressão sobre consumidores, visto que se trata de um item alimentício comum.
Segundo o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, o preço médio de venda de uma cartela com 10 ovos de tamanhos variados foi de ¥286 em março, um aumento de 20% em comparação à média do ano anterior e um crescimento de 4% ante fevereiro.
De acordo com a grande atacadista de ovos JA.Z-Tamago Co., o preço de atacado com base no tamanho médio na área de Tóquio foi de ¥330 por quilo em 19 de março, marcando um aumento de 57% comparado ao mesmo dia do ano passado.
A Associação Avícola do Japão, que organizou a reunião em Tóquio no dia 19 de março com produtores de ovos, distribuidores e varejistas, citou que os custos de produção aumentaram devido a rações compostas e energia mais caras, levando produtores a reduzirem o número de aves que elas mantêm.
Em meio a tal situação, a gripe aviária se espalhou a ritmo recorde em janeiro, resultando no abate de muitas galinhas e uma diminuição subsequente no fornecimento de ovos.
Fonte: Mainichi