
As fotos incluíam imagens de cenas de crimes e de mais um total de 23 pessoas (ilustrativa/banco de imagens)
A Polícia da Província de Miyagi anunciou na quarta-feira (26) que sua Delegacia de Sendai Higashi perdeu 20 cartões de memória SD contendo cerca de mil fotos de investigação, possivelmente descartando-as por engano.
De acordo com a polícia provincial, as fotos nos cartões foram tiradas entre 2018 e 2021, e incluíam imagens de cenas de crimes e de mais um total de 23 pessoas, contando vítimas e suspeitos em casos incluindo violações da lei de gestão de resíduos e da ordem de desenvolvimento juvenil da província. Duas vítimas eram menores na época que as fotos foram tiradas.
A perda foi descoberta durante uma inspeção por um oficial da divisão de segurança da comunidade da Delegacia de Sendai Higashi em 28 de fevereiro.
Embora os cartões de memória tivessem sido mantidos em um arquivo específico dentro da delegacia, entrevistas junto a oficiais da delegacia revelaram que descarte por engano era uma possibilidade. Nenhum vazamento externo de informação pessoal foi confirmado.
Shuya Saito, superintendente na divisão de planejamento de segurança da comunidade da polícia provincial, declarou, “Pedimos nossas sinceras desculpas aos envolvidos e implementaremos medidas para prevenir uma recorrência”.
No mesmo dia, a polícia provincial estabeleceu um serviço de consulta para indivíduos preocupados com potenciais vazamentos de informações.
Consultas podem ser feitas diretamente para a Delegacia de Higashi Sendai pelo número 022- 231- 7171 (em japonês).
Fonte: Mainichi