Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Polícia vai ter que pagar 6 milhões de ienes de taxas de recepção atrasadas da NHK

| Sociedade

Taxas de recepção da NHK em atraso, admitiu a polícia, dizendo que são por causa das 38 viaturas.

Unigran Japan 2026
NHK

Foto ilustrativa de viaturas da polícia (PM)

Todas as pessoas físicas e jurídicas que possuam equipamento de tevê, seja em casa, na empresa e até no carro, são obrigadas ao pagamento da taxa de recepção da estatal japonesa NHK, segundo a lei.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Isso inclui a polícia, como instituição. Na sexta-feira (14), a Polícia da Província de Ehime informou que descobriu algo inusitado. Estaria devendo 6,44 milhões de ienes dessa taxa obrigatória, por causa dos sistemas de navegação instalados nas suas 38 viaturas, e que podem receber o sinal da estatal NHK.

Essa dívida se arrasta desde 2008 até este ano, descobriu a polícia, a qual informou que houve um mal-entendido. Depois de pagar os valores em atraso, pretende remover a recepção da tevê do sistema de navegação das viaturas, pois não vê necessidade.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Taxa da NHK questionada na web

A notícia gerou um debate acalorado online. Houve uma série de críticas e questionamentos sobre se é apropriado pagar taxas de recepção da NHK em veículos policiais, bem como sobre o próprio sistema de taxas de recepção da estatal, com muitas opiniões circulando nas redes sociais e nas seções de comentários de artigos de notícias. 

Em primeiro lugar, é improvável que os policiais que usam as viaturas da polícia assistam a NHK ou qualquer outra emissora enquanto estiverem em serviço. Ademais, isso é proibido fazê-lo, segundo a Lei de Trânsito. Então, não há necessidade de manter instalada a tevê em geral.  

Além disso, os internautas questionaram se está correto pagar essas taxas de recepção da estatal com dinheiro do contribuinte.

Também há insatisfação persistente online sobre o próprio sistema de taxas de recepção da estatal. Há um consenso crescente de que “o papel da NHK como emissora pública já chegou ao fim” e que “a NHK deveria criar um sistema que só quem assinar possa assistí-la”.   

Fontes: FNN, Ehime Shimbun e Gugutto News


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo