
O epicentro foi próximo a Pangai (USGS)
No domingo (30), às 21h18 (horário de Tóquio), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar 7,3 a 127 km de Pangai, Tonga, em uma profundidade de 58,6 quilômetros.
Publicidade
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a magnitude foi de 7,0 a 73 quilômetros de Pangai, capital administrativa do Grupo (de ilhas) Haʻapai.
As autoridades locais emitiram alerta de tsunami para as áreas costeiras de ‘otu Mu’omu’a em Ha’apai (Nomuka, Mango, Fonoifua), ‘Atataa, ‘Eueiki, Tongatapu mo ‘Eua. Além disso, o U.S. Tsunami Warning Center emitiu um alerta de tsunami para várias ilhas no Oceano Pacífico, incluindo Tonga, Samoa Americana, Niue e Fiji.
Os moradores foram aconselhados a procurar terrenos mais altos imediatamente.
Tonga não para de tremer com sequência de tremores
Um pouco mais tarde, à 0h04 de segunda-feira (31), no horário de Tóquio, ocorreu um segundo evento sísmico, de magnitude preliminar 6,1, igualmente forte, a 82 quilômetros de Pangai, a uma profundidade rasa de 10 quilômetros.
Nesse intervalo entre os dois tremores fortes, ocorreram 2 sismos de magnitude 4,8.
Depois, até as 3h de segunda-feira, foram registrados mais tremores secundários de magnitude 4,9, 5,8 e 4,8, respectivamente, todos em locais muito próximos, sendo que esses foram a uma profundidade relativamente rasa de 35 quilômetros.
Fontes: News Digest e USGS