
Presidentes americano e russo (NHK)
O aguardado telefonema sobre o cessar-fogo na Ucrânia entre os dois presidentes – Donald Trump e Vladimir Putin – durou 90 minutos e terminou pouco antes das 14h no horário de Brasília na terça-feira (18) e 2h de quarta-feira (19) em Tóquio.
De acordo com o serviço de imprensa do Kremlin, durante a ligação, Vladimir Putin reiterou seu compromisso de princípios com uma solução pacífica duradoura para o conflito ucraniano. “Falaram sobre a necessidade de paz e um cessar-fogo na guerra ucraniana.
Ambos os líderes concordaram que este conflito precisa terminar com uma paz duradoura“, segundo o documento, informou a TASS, agência de informações russa.
Artigos relacionados
“O presidente russo Vladimir Putin concordou com uma pausa de 30 dias nas greves de infraestrutura de energia”, escreveu o jornal da Ucrânia, Kyiv Independent.
Depois dessa longa chamada telefônica, o presidente da Rússia anunciou uma troca de 175 prisioneiros de guerra, de cada lado, que deverá acontecer já na quarta-feira.
Também garantiu a Trump que não irá atacar as infraestruturas de energia da Ucrânia nos próximos 30 dias. Putin já deu ordens às Forças Armadas russas nesse sentido.
O Kremlin também exigiu a cessação completa da ajuda militar estrangeira e de inteligência à Ucrânia como uma “condição fundamental para evitar uma escalada da guerra“.
Zelensky durante as negociações entre Putin e Trump
Em relação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, seu último post no X (durante o telefonema), foi para informar que estava em viagem oficial com sua esposa, para encontro com o presidente Alexander Stubb, da Finlândia.
Together with the First Lady @ZelenskaUA, I am on an official visit to our friends and principled allies—Finland.
Meetings will be held with President Alexander Stubb and First Lady Suzanne Innes-Stubb, Speaker Jussi Halla-aho and members of Parliament, Prime Minister Petteri… pic.twitter.com/3zRtvxn5o1
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 18, 2025
Comunicado da Casa Branca
Veja o comunicado da Casa Branca após o esperado telefonema.
From the White House pic.twitter.com/gHr3fqRFEY
— Donald J. Trump Posts From His Truth Social (@TrumpDailyPosts) March 18, 2025
Fontes: Kyiv Independent, TASS, Euronews e NHK







