
A empresa planeja expandir esta tecnologia para suas operações de compras online Rakuten Ichiba (YouTube/Rakuten Group Official)
A gigante japonesa de compras online Rakuten Group Inc. está considerando implementar robôs móveis autônomos para a entrega de mercadorias, em meio a uma severa escassez de mão de obra no setor de transporte, segundo um alto executivo.
A empresa planeja expandir esta tecnologia para suas operações de compras online Rakuten Ichiba, tendo já lançado um serviço de entrega por robôs em Tóquio para produtos de mercearia e outros itens comprados de lojas locais, disse Fukutaro Yamashita, gerente sênior no departamento de soluções não tripuladas da empresa, em uma recente coletiva à imprensa.
“Este é um negócio necessário em uma era de declínio populacional”, afirmou ele.
O plano surge em um momento em que empresas de e-commerce como a Rakuten enfrentam uma escassez severa de pessoal para entregas, em um período em que o número de pacotes está aumentando.
Yamashita disse que os robôs autônomos serão especialmente úteis para entregas do último quilômetro, a fase final em que os envios chegam aos seus destinos.
Ele não especificou quando a empresa planeja introduzir os robôs para seu serviço de e-commerce, nem quantos pretende implantar.
O serviço atual da Rakuten, que começou no distrito de Harumi em Tóquio e áreas vizinhas em novembro, utiliza robôs fabricados por startups dos EUA para transportar alimentos encomendados via um site dedicado para smartphones de um supermercado local até pontos de coleta designados, por um custo de ¥100.
A Rakuten também se associou com a Yoshinoya, Starbucks e outras empresas, e planeja ampliar o número de lojas parceiras e a área coberta pelo serviço.
A lei de trânsito revisada no Japão em 2023 facilitou a adesão dos serviços de entrega não tripulados, com robôs de entrega autônomos agora autorizados a operar em vias públicas sob certas condições.
A plataforma de pedidos de comida online Uber Eats também está oferecendo serviços de entrega por robô no país.
Fonte: Japan Today