
Foto ilustrativa de carro sendo abastecido (PM)
Em relação ao subsídio ao combustível, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), anunciou na quarta-feira (12) que vem fornecendo às refinarias de petróleo para conter o aumento dos preços da gasolina e outros combustíveis, será fornecido um de 2,50 ienes por litro a partir de quinta-feira (13) até 19.
Com os preços do petróleo bruto em tendência de queda, o valor será o menor desde que os pagamentos começaram em janeiro de 2022.
O preço médio nacional de varejo da gasolina comum por litro (até 10), anunciado na quarta-feira, foi de 184,10 ienes, inalterado em relação à semana anterior. O governo está fornecendo esse subsídio para manter o preço em torno de 185 ienes.
Em relação ao querosene, imprescindível na agricultura e também para os aquecedores, o preço médio no varejo é de 126,7 ienes o litro, com o subsídio.
Esse foi o mais baixo até o momento, comparado aos 3,4 ienes em 27 de janeiro de 2022, quando essa medida foi tomada, chegando ao mais elevado, de 41,4 ienes em 16 de junho do mesmo ano.
Desde dezembro do ano passado, o governo vem reduzindo gradualmente os subsídios em preparação para sua expiração, por isso os preços permanecem altos, acima de 180 ienes o litro da gasolina.
Apesar de mais essa medida, o governo estaria querendo pôr um fim nessa política que está em vigor há mais de 3 anos.
Fontes: Nenryo e iForex