
A produção de aço bruto do Japão totalizou 84 milhões de toneladas em 2024 (ilustrativa/banco de imagens)
O chefe de um grande órgão da indústria japonesa de aço diz que as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, podem reduzir a produção anual de aço bruto do Japão para o nível mais baixo em cerca de meio século ao abalar demanda por automóveis e produtos de aço.
Tadashi Imai, presidente da Federação do Japão de Ferro e Aço, disse que a produção de aço bruto do país pode cair para menos de 80 milhões de toneladas por ano após as tarifas da administração de Trump sobre importações de aço continuarem em vigor e forem estendidas a veículos entre outros itens.
A queda na produção seria o volume mais baixo desde o ano que terminou em março de 1969, de acordo com um funcionário da federação.
A produção de aço bruto do Japão totalizou 84 milhões de toneladas em 2024.
Tarifas mais altas “são um problema muito grave”, disse Imai, que também é presidente da Nippon Steel Corp.
Os EUA estabeleceram tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio em 12 de março, incluindo aquelas do Japão. Trump também está planejando aumentar impostos sobre importações de automóveis.
O presidente disse que uma queda na demanda por produtos de aço em decorrência de taxas de importação mais altas podem forçar siderúrgicas japonesas a cortarem capacidade de produção no país.
Fonte: Japan Today