
Trump disse sem mais detalhes que ele provavelmente vai aplicar novas tarifas sobre automóveis importados ‘muito em breve’ (ilustrativa/banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira (24) que planeja introduzir tarifas adicionais sobre automóveis nos “próximos dias”, sugerindo que o anúncio será feito antes do inicialmente planejado.
Durante um evento na Casa Branca, Trump disse sem mais detalhes que ele provavelmente vai aplicar novas tarifas sobre automóveis importados “muito em breve”, antes “do dia 2 de abril chegar”, alimentando confusão em relação ao tempo que a ação comercial deve afetar amplamente montadoras japonesas e estrangeiras.
Trump fez os comentários após reportagens das mídias dos EUA no último fim de semana terem divulgado que ele estava prestes a implementar tarifas recíprocas como planejado em 2 de abril, mas tarifas baseadas em setor, como aquelas que visam automóveis estrangeiros e indústrias de semicondutores, provavelmente seriam anunciadas após essa data.
O presidente americano havia dito que tarifas de cerca de 25% sobre carros importados, alta dos atuais 2,5%, seriam anunciadas em 2 de abril junto com tarifas correspondentes sobre parceiros comerciais dos EUA.
Ele caracterizou a data como “dia da liberação”, geralmente insistindo que os EUA foram “lacerados” pelos seus inimigos e adversários por muitos anos.
Na segunda-feira, Trump disse que as tarifas adicionais iminentes também incluirão impostos sobre madeira e semicondutores.
Durante uma reunião do Gabinete no início do dia, Trump também disse que as novas tarifas sobre produtos farmacêuticos viriam “em certo ponto em um futuro não distante”.
Fonte: Mainichi