Terremoto, tsunami e acidente nuclear há 14 anos, com perdas irreparáveis

Essa data marca um dos piores dias da história do Japão, com terremoto, tsunami e acidente nuclear que mataram 19,7 mil pessoas e 2,5 mil ainda estão sendo procuradas.

tsunami

Logo após o desastre, força-tarefa para encontrar vítimas e desaparecidos (Wikimedia)

Dia 11 de março de 2011 é inesquecível para o Japão. Nessa data ocorreu um dos piores terremotos e, consequentemente, um tsunami gigantesco. Passaram-se 14 anos do Grande Terremoto ao Leste do Japão e do acidente nuclear de Fukushima Daiichi. 

Publicidade

De acordo com a Agência Nacional de Polícia (NPA), o número de mortos, incluindo as relacionadas ao desastre na região Tohoku, é de 19.708 vítimas (dentre elas, 3.808 morreram após o terremoto enquanto estavam nos abrigos), mas 2.520 pessoas ainda continuam desaparecidas.

Segundo a Agência de Reconstrução, 27.615 pessoas em todo o país ainda vivem em abrigos de evacuação, grande parte (24.644) vítimas do acidente nuclear

Em 4 deste mês, os policiais ainda continuam procurando pelos desaparecidos (NTV)

A unidade de armazenamento provisório adjacente está armazenando solo e outros resíduos gerados durante o trabalho de descontaminação, o equivalente ao volume de 11 Tokyo Domes, que por lei devem ser descartados fora da província de Fukushima até março de 2045.

A cidade de Rikuzentakata (Iwate), que foi devastada pelo tsunami, foi fotografada do ar em fevereiro. O desenvolvimento das áreas costeiras está progredindo, e a luz do sol ilumina a vida das pessoas.

A reconstrução nas áreas afetadas pelo desastre certamente está progredindo, mas ainda há algumas áreas que precisam de atenção. Viver no Japão, um arquipélago propenso a desastres, exige que a população esteja sempre atenta.

Fotos aéreas da cidade de Iwate que foi destruída pelo tsunami irá ganhar um campo de futebol (Sankei)

Fontes: NTV e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento de preços anunciado pelo McDonald’s do Japão

Publicado em 11 de março de 2025, em Economia

Os produtos alvo de aumento de preços são limitados a menos da metade. Mas aproveite uma promoção bem tentadora.

aumento de preços

Fotos ilustrativas de batatas fritas e sanduíche (reprodução)

A rede McDonald’s do Japão anunciou na segunda-feira (10) sobre o aumento de preços de uma parte de seus produtos, incluindo os sanduíches.

Publicidade

Segundo as informações, os alvos são de aproximadamente 40% de seus produtos, incluindo hambúrgueres e batatas fritas pequenas, a partir de 12 deste mês. 

Os valores de aumento de preços variam entre 10 a 30 ienes, principalmente para os itens individuais.

Por exemplo, um sanduíche de 170 ienes passará a 190 ienes, enquanto o cheeseburger passará de 200 para 220 ienes. O Happy Set ou McLanche Feliz que sempre tem um brinquedinho, passará da faixa de 490 a 520 para 510 a 540 ienes.

As queridinhas da grande maioria dos consumidores, as batatas fritas, passarão de 190 para 200 ienes. Mas, tem uma promoção, o Tokuni Naruto, cujo pacote gigante de fritas está com desconto e sai por apenas ¥250, até 23 deste mês.

Promoção de batatas fritas (reprodução)

Segundo o McDonald’s do Japão, o aumento de preços não afetará o tamanho ou volume dos produtos. Está sendo feito pelo 4.º ano consecutivo, desde 2022, por causa dos custos em alta, como mão de obra e logística.

Fontes: divulgação e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão