
Trump também revelou em uma entrevista que falará com o presidente russo Vladimir Putin nesta semana (banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas secundárias sobre países que compram petróleo russo.
Ele diz que a medida ocorrerá se ele e a Rússia falharem em chegar a um acordo de cessar-fogo para a Ucrânia e se ele decidir que Moscou será culpada por isso.
Trump também revelou em uma entrevista por telefone junto à NBC News no domingo (30) que falará com o presidente russo Vladimir Putin nesta semana.
O presidente americano disse que estava “muito decepcionado” e “de saco cheio” quando Putin criticou a credibilidade da liderança do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na semana passada.
Putin argumentou na época que Zelensky é um presidente ilegítimo cujo mandato expirou em maio do ano passado.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um negócio em pôr fim ao derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi falha da Rússia, vou impor tarifas secundárias sobre petróleo, em todo petróleo vindo da Rússia”, disse Trump.
As tarifas secundárias devem ser impostas sobe importações dos EUA de nações que compram petróleo russo, uma fonte primária de receita para Moscou.
Trump alertou que “se você comprar petróleo da Rússia, você não pode fazer negócios nos EUA”. Ele citou que as tarifas poderiam variar de 25 a 50 por cento e viriam dentro de 1 mês sem um acordo de cessar-fogo.
Entretanto, Trump acrescentou que “a fúria se dissipa rapidamente” se Putin “fizer a coisa certa”.
A Casa Branca anunciou na semana passada que os EUA haviam concordado com a Rússia e Ucrânia em garantir navegação segura e eliminar o uso da força no Mar Negro.
Contudo, a Rússia diz que algumas sanções contra ela devem ser removidas para o acordo entrar em vigor.
Fonte: NHK