Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Vários acidentes fatais são registrados no Japão envolvendo ‘bicicletas de equilíbrio’

| Sociedade

Tipicamente, essas bicicletas não têm freios e houve inúmeras situações em que crianças perderam controle e caíram ou colidiram com obstáculos quando ganharam velocidade em pistas inclinadas.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
bicicleta 21 mar 2025 destaque

Por grupo etário, cerca de 70%, ou 72 casos, envolveram crianças entre 3 e 4 anos. Ferimentos na face e na cabeça foram os mais comuns (ilustrativa/banco de imagens)

O Centro Nacional de Assuntos do Consumidor do Japão está pedindo prudência em relação a “bicicletas de equilíbrio” (キックバイク), as quais não têm pedais e que as crianças impulsionam empurrando os pés contra o chão, registrando um total de 101 acidentes envolvendo esses brinquedos de abril de 2019 a dezembro de 2024.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Tipicamente, essas bicicletas não têm freios e houve inúmeras situações em que as crianças perderam controle e caíram ou colidiram com obstáculos quando ganharam velocidade em pistas inclinadas.

Dos 101 acidentes que foram reportados, pelo menos 50 ocorreram em encostas. Por grupo etário, cerca de 70%, ou 72 casos, envolveram crianças entre 3 e 4 anos. Ferimentos na face e na cabeça foram os mais comuns.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Em 2024 houve vários acidentes fatais envolvendo esses tipos de bicicletas. Em abril, uma menina de 3 anos em Hokkaido foi atingida por uma van e em agosto um menino de 2 anos na província de Hyogo foi atingido por um veículo kei.

Em um experimento conduzido pelo Centro de Assuntos do Consumidor simulando uma criança de 3 anos andando em uma bicicleta de equilíbrio em uma descida com inclinação de 10 graus (aproximadamente 1,7m de altura e 10m de comprimento), a bicicleta alcançou uma velocidade de 16Km/h, comparada com velocidades comuns de 10 a 20Km/h para bicicletas padrão.

O centro está pedindo a pais e responsáveis que sigam diretrizes de uso apropriadas, como evitar passar por encostas, garantindo que os calcanhares das crianças possam tocar o chão firmemente e exigir que elas usem capacetes para segurança.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo