
Japão enfrenta aumento de casos de sarampo, superando o total de 2024 (ilustrativa/banco de imagens)
O número de pessoas infectadas com sarampo no Japão vem aumentando a nível nacional. Casos reportados até agora já excederam o total de todo o ano de 2024.
O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa e se espalha através do ar, assim como a partir de gotículas e contato com pessoas que o contraíram.
O Instituto do Japão para Segurança da Saúde (JIHS) informou que 78 casos foram reportados de janeiro até 13 de abril deste ano, sendo 33 a mais do que o total de 2024.
Artigos relacionados
Acredita-se que metade dos casos tenha sido contraído fora do país, com base em seus registros de viagem. Trinta entraram no Japão vindos do Vietnã, 3 da Tailândia e 2 das Filipinas.
As rotas de algumas infecções são desconhecidas, porque acredita-se que o vírus do sarampo não esteja mais presente no Japão.
Entretanto, presume-se que os casos restantes sejam de pessoas que contraíram a doença através de contato no Japão com outros que foram infectados no exterior.
Tomimasa Sunagawa do JIHS disse que é importante se vacinar para prevenir sarampo, e não há cura para a doença. Ele enfatizou particularmente a importância de que as crianças sejam completamente imunizadas.
Sunagawa também disse que as pessoas que planejam viajar para o exterior devem verificar seu histórico de infecção e vacinação, a condição epidêmica em seus destinos e buscar aconselhamento médico se necessário.
Fonte: Japan Today







