
Bateria danificada (NITE via NHK)
Em meio a uma série de incêndios e acidentes de ignição causados por baterias de íons de lítio descartadas depois de terem sido usadas em dispositivos como smartphones e outros dispositivos, o Ministério do Meio Ambiente do Japão (ENV) elaborou uma nova política para solicitar que cada prefeitura faça a coleta. O comunicado será enviado na terça-feira (15).
As baterias de íons de lítio são amplamente utilizadas em uma variedade de produtos, incluindo os smartphones, smartwatches, notebooks, ventiladores, etc., mas já aconteceram diversos casos em que elas foram misturadas com outros tipos de lixos. Quando entram na caçamba do caminhão de coleta, podem e já causaram incêndios ou explosões.
A partir do ano fiscal de 2023, apenas 75% dos municípios coletavam as baterias de íons de lítio indesejadas. Além disso, foi apontado que a maneira como os produtos que as utilizam devem ser descartados varia de prefeitura para prefeitura.
Artigos relacionados
Em resposta a essa situação, o ENV elaborou uma nova política solicitando que as prefeituras de todo o país coletem todas as baterias de íons de lítio indesejadas que são descartadas pelas famílias.
Quanto aos métodos de coleta, a abordagem básica é coletar os resíduos em estações de lixo locais ou em domicílios, o que for conveniente para os moradores. Mas também é recomendado que a prefeitura disponibilize caixas de coleta em instalações como prefeituras e centros comunitários.
Além disso, para evitar incêndios, é recomendável que baterias de íon de lítio danificadas ou inchadas sejam coletadas separadamente. O ENV também pede às prefeituras que orientem os moradores que joguem fora as baterias somente quando elas estiverem totalmente descarregadas e que forneça informações claras sobre como descartá-las.

Incêndio causado por bateria (NITE via NHK)
“Recebemos muitas reclamações de que as pessoas não sabem como descartar determinados tipos de lixo e, ao definir uma diretriz nacional unificada, esperamos reduzir incêndios e acidentes de ignição”, comentou um porta-voz do ENV.
As baterias de íon de lítio são recarregáveis e usadas em muitos dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
As principais características são que armazenam mais energia em menos espaço do que outras baterias, carregam mais rápido, têm longa vida útil e baixa taxa de autodescarga.
Fonte: NHK







