Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Bebê morre de coqueluche resistente a antibiótico no Japão

| Sociedade

A bebeê de 1 mês começou a tossir e foi internada após sua condição respiratória ter se agravado.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
coqueluche 19 abr 2025 destaaque

cepas resistentes a antibiótico podem estar se espalhando em Tóquio, mas enfatizou que vacinação continua sendo eficaz (ilustrativa/banco de imagens)

Uma bebê de 1 mês sem comorbidades morreu após ser infectada por coqueluche (hyakunichiseki, em japonês) uma doença respiratória altamente contagiosa que causa tosse severa, revelou em 18 de abril o Instituto do Japão para Segurança de Saúde (JIHS).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com o JIHS, a bebê começou a tossir e foi internada após sua condição respiratória ter se agravado.

A bebê foi diagnosticada com coqueluche, e a partir do quarto dia no hospital, ela foi transferida para o Centro Médico de Crianças Metropolitano em Tóquio com insuficiência respiratória.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ela foi colocada sob ventilação mecânica e também apresentava sinais de pneumonia.

No terceiro dia após a transferência, a insuficiência respiratória da bebê e hipertensão pulmonar haviam piorado, e seus rins começaram a falhar.

Ela foi colocada em uma máquina de Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO) para prover suporte ao coração e pulmões e também foi submetida a diálise, mas faleceu no quinto dia no centro médico. A criança ainda não havia recebido nenhuma vacina e sua mãe não foi inoculada durante a gravidez.

A bebê foi infectada com a cepa resistente a antibiótico da bactéria.

Entre novembro de 2024 e março de 2025, um total de 5 casos similares envolvendo cepas resistentes a bactérias foram reportados no mesmo centro médico, incluindo a bebê que morreu. Nenhum desses pacientes tinha histórico de viagem ao exterior e suspeita-se que a doença foi transmitida de seus irmãos ou outros membros da família.

De acordo com os dados preliminares do JIHS, 722 novos casos de coqueluche foram reportados em todo o país durante a semana até 6 de abril. O número total de pacientes neste ano chegou a 5.562, já ultrapassando o registro de 4.054 pacientes no ano passado inteiro.

O JIHS citou que cepas resistentes a antibiótico podem estar se espalhando em Tóquio, mas enfatizou que vacinação continua sendo eficaz.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo