
Painel da bolsa às 9h30 de segunda-feira (NHK)
A bolsa de Tóquio abriu nesta segunda-feira (7) com perdas generalizadas em todos os setores, com o índice Nikkei caindo mais de 2,5 mil pontos em um determinado momento, atingindo um nível abaixo dos 31 mil ienes.
Na semana passada a bolsa de Tóquio teve uma queda impressionante de 3.339 ienes e com mais esse derretimento, o mercado está mostrando temor.
Esta é a primeira vez que os preços das ações caem abaixo desse valor durante o pregão desde a Reiwa Black Monday (segunda-feira negra de Reiwa) em 5 de agosto do ano passado, quando a bolsa de Tóquio despencou mais de 4 mil pontos em um único dia face às preocupações de piora da economia dos Estados Unidos.
Continua sendo o reflexo do tarifaço de Trump no Dia da Libertação, em 2 deste mês.
A China anunciou retaliação a esse anúncio, já que sobre os 20% o tarifaço sobre seus produtos será de mais 34%. Com isso, aumentaram os temores de uma guerra comercial cada vez mais intensa e do prenúncio de uma crise econômica global.
Como o impacto não está claro, os investidores estão se tornando cada vez mais avessos ao risco e, no último fim de semana, em Nova Iorque, o Índice Dow Jones despencou mais de 2 mil dólares, causando queda no mercado global de ações.
Diversas ações estão sendo colocadas à venda no Japão, especialmente as de empresas relacionadas à exportação.
Fontes: NHK, NTV e JNN