
Essa foi a primeira falha em grande escala no sistema ETC desde 2005, quando a Japan Highway Public Corp. foi privatizada (ilustrativa/banco de imagens)
Um problema técnico desativou o sistema eletrônico de coleta de pedágio (ETC) em algumas vias expressas em Tóquio e outras 6 províncias, causando congestionamento perto das cancelas.
Publicidade
A Central Nippon Expressway Company diz que o problema começou na manhã de domingo (6) e ela não tem ideia quando a falha será resolvida e não identificou a causa.
O problema está afetando o sistema ETC em mais de uma dezena de vias expressas em Tóquio, Kanagawa, Yamanashi, Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie.
Algumas dessas “interchanges inteligentes” que aceitam apenas pagamentos eletrônicos também estão fechadas.
A Central Nippon Expressway Company diz que postos de cobrança de pedágio com funcionários ainda estão em operação.
A operadora está trabalhando para permitir que motoristas usem o ETC sem pagar. Eles poderão fazer o pagamento depois através de um código QR no site na companhia.
Essa foi a primeira falha em grande escala no sistema ETC desde 2005, quando a Japan Highway Public Corp. foi privatizada.
Atualização às 15h de 7 de abril de 2025
O mau funcionamento no sistema eletrônico de coleta de pedágio (ETC) em rota que incluem as vias expressas Tomei e Chuo expandiu para partes da província de Nagano, anunciou nesta segunda-feira (7) a Central Nippon Expressway Co. (NEXCO).
Com o problema adicional, a falha no sistema ETC agora se espalha para um total de 106 postos de pedágio e cancelas automáticas em 17 rotas em 8 províncias: Tóquio, Kanagawa, Yamanashi, Shizuoka, Nagano, Aichi, Gifu e Mie. Desde as 9h de hoje, não há previsão de restauração.
O problema com o ETC ocorreu por volta da 0h30 de domingo (6), provavelmente devido a um trabalho de modificação de sistema conduzido no dia anterior, o que impediu a abertura das cancelas devido a erros de cobrança.
Atualização às 17h03 de 7 de abril de 2025
A Central Nippon Expressway anunciou que motoristas podem agora usar o sistema de coleta eletrônica de pedágio ETC normalmente, divulgou a rede NHK.
A companhia citou um upgrade no sistema como a causa provável da falha e disse que continuará verificando se tudo está funcionando apropriadamente.
Fontes: NHK, Mainichi