
O veículo kei elétrico da BYD chega ao mercado japonês em 2026 (banco de imagens)
A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD está desenvolvendo um carro kei (K-car) elétrico voltado exclusivamente para o mercado japonês, com previsão de lançamento na segunda metade de 2026.
Tradicionalmente, apenas montadoras japonesas dominavam o segmento de veículos leves, conhecidos localmente como “keijidosha”, que representam cerca de 40% do mercado automobilístico no Japão.
Fontes indicam que a BYD já completou o design do novo veículo elétrico. Este modelo, exclusivo para o Japão, deverá ter um preço alvo de ¥2,5 milhões (aproximadamente US$ 17.700).
Artigos relacionados
A entrada nesse segmento faz parte da estratégia da empresa de aumentar suas vendas globalmente, com sucesso já sentido em regiões como o Sudeste Asiático.
Embora a BYD já tenha introduzido modelos chineses em mercados internacionais, esta será a primeira vez que a empresa desenvolve um carro especificamente para um único país.
Além disso, a empresa está empenhada em contratar profissionais que compreendam bem o mercado japonês de veículos leves. Antes disso, a BYD entrou em solo japonês em 2023, mas até março de 2025, vendeu apenas 4.530 unidades.
Os K-cars são definidos por suas dimensões compactas, com até 3,4m de comprimento e até 1,48m de largura, oferecendo vantagens como preços mais baixos e benefícios fiscais.
No entanto, a nova proposta da BYD encontrará concorrência neste segmento, de modelos como o Nissan Sakura e o Mitsubishi ek X EV.
Fonte: Team-BHP







