
A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis (ilustrativa,banco de imagens)
O número de casos de coqueluche (tosse convulsa ou pertússis), uma doença infecciosa do trato respiratório acompanhada por tosse severa, totalizou 4,1 mil em todo o Japão desde o início deste ano, já excedendo o total de 2024, de acordo com um instituto de saúde.
O Instituto do Japão para Segurança da Saúde, que foi estabilizado em 1º de abril através da fusão do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e outras organizações, divulgou dados preliminares sobre casos de coqueluche no mesmo dia com 458 pacientes em instituições médicas a nível nacional na semana que terminou em 23 de março.
O número cumulativo de casos em todo o Japão neste ano chegou a 4 mil, já ultrapassando o total de 2024 que foi de 4.054.
Por província, Osaka registrou o maior número de casos com 336, seguida por Tóquio com 299 e Niigata com 258.
A coqueluche (hyakunichiseki, em japonês) afeta primariamente crianças e pode levar a complicações graves como pneumonia e encefalopatia, especialmente em bebês.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar diz que vacinações são eficazes em prevenir a doença.
A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis e é uma doença transmitida pelo ar que se espalha facilmente através da tosse e os espirros de uma pessoa infectada
Fonte: Mainichi