China apresenta contramedida para guerra comercial e Trump ameaça com tarifa extra de 50%

A China apresentou uma medida retaliatória contra o tarifaço de Trump e, por sua vez, disse que irá escalar para 50%.

alfainter
China

Foto ilustrativa de um navio cargueiro cheio de mercadorias da China (PM)

A briga entre China e Estados Unidos, após o tarifaço do presidente Donald Trump, está escalando.

Publicidade

À 0h15 de terça-feira (horário de Tóquio), o presidente americano publicou nas suas redes sociais que a “China emitiu tarifas retaliatórias de 34%, além de suas tarifas já recordes, tarifas não monetárias, subsídios ilegais de empresas e manipulação cambial massiva de longo prazo, apesar do meu aviso de que qualquer país que retaliar os Estados Unidos emitindo tarifas adicionais, acima e além do abuso tarifário de longo prazo já existente de nossa nação, será imediatamente confrontado com tarifas novas e substancialmente mais altas, acima daquelas inicialmente definidas”.

O governo chinês, por sua vez, já havia admitido que o tarifaço de Trump teria um grande impacto na economia do país, na segunda-feira.

O lado chinês reconheceu que o tarifaço adicional de 34% sobre as importações dos Estados Unidos, além do já existente 20% resultará na redução do comércio bilateral com os americanos e no “impacto negativo a curto prazo para as exportações”, segundo o jornal local. Também lembrou que “muitos produtos dos EUA têm elevada dependência do seu país”.

Por outro lado, na continuidade do texto do post de Trump, “se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão Tarifas ADICIONAIS à China de 50%, com efeito em 9 de abril. Além disso, todas as negociações com a China sobre as reuniões solicitadas conosco serão encerradas!”.

Veja o post original do presidente Trump.

Fontes: X e Expresso

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Preço do arroz em supermercados no Japão continua alto

Publicado em 8 de abril de 2025, em Sociedade

Apesar do início das vendas dos estoques nacionais, os preços do arroz em supermercados no Japão continuam nas alturas.

O preço estendeu a tendência de alta pela 13ª semana consecutiva (ilustrativa/banco de imagens)

Os preços do arroz continuaram a subir em supermercados em todo o Japão, apesar da chegada de estoques nacionais recém-liberados nas prateleiras dos estabelecimentos.

Publicidade

Segundo o Ministério da Agricultura, o preço médio de um pacote de 5Kg foi de ¥4.206 (incluindo imposto) para a semana até 30 de março.

O número é baseado na pesquisa semanal do governo com cerca de mil supermercados.

O preço estendeu a tendência de alta pela 13ª semana consecutiva.

A revelação semanal mais recente na segunda-feira (7) ocorre após arroz que foi liberado dos estoques nacionais, e vendido em leilões, ter sido disponibilizado nas prateleiras dos estabelecimentos desde o fim de março.

Funcionários do ministério dizem que a proporção de arroz estocado do governo nos mercados é pequena durante a mais recente pesquisa.

Os preços do arroz mais que dobraram ante o ano anterior, enquanto as vendas diminuíram em 3,1% em comparação há 1 ano.

O pesquisador chefe no Instituto de Distribuição Econômica do Japão, Shunsuke Orikasa, que é especialista em distribuição de arroz, sugeriu que o grão está com fornecimento muito escasso basicamente e que a quantidade liberada dos estoques não foi suficiente para preencher a demanda.

Ele disse que os preços continuam altos porque a indústria como um todo está sentindo que os fornecimentos de arroz ainda são insuficientes.

Ele acrescentou que os preços no varejo provavelmente continuarão no nível atual ou terão uma leve queda, visto que é a época do ano quando os estoques de arroz estão normalmente escassos até que novas safras comecem a circular.

Fonte: NHK

.
Aprenda Japonês com o método Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Passagens Aereas para o Brasil