
A China vem cada vez mais tentando criar a impressão de que essas atividades são ações normais (NHK)
O exército da China anunciou nesta terça-feira (1º) que suas forças armadas, navais e de foguetes estão conduzindo exercícios conjuntos em torno de Taiwan.
O Comando do Teatro Leste do exército fez o anúncio e disse que suas forças armadas, navais e de foguetes estão conduzindo exercícios em que eles praticam se aproximar de Taiwan a partir de várias direções.
O exército reportou que as forças se engajarão em patrulhas de preparação de combate no mar e ar. Ele acrescentou que eles praticarão bloqueio em áreas principais e faixas marítimas, a fim de testarem suas capacidades de operações conjuntas.
No anúncio, o exército sugeriu que os exercícios são destinados a servir como alerta rigoroso e dissuasão de poder contra as forças separatistas da “Independência de Taiwan”.
Ele também disse que os exercícios são uma ação legítima e necessária para proteger a soberania e unidade nacional da China.
O exército citou que realizou exercícios em torno de Taiwan no mês passado também. A China vem cada vez mais tentando criar a impressão de que essas atividades são ações normais.
A China parece estar alertando a administração do presidente taiwanês Lai Ching-te e os EUA com essas ações. A China considera o governante Partido Democrático Progressista como força pró-independência.
Fonte: NHK