
Um dos capturados pela tropa da Ucrânia (Kyiv Independent)
As tropas ucranianas capturaram dois cidadãos chineses que estavam lutando nas fileiras do exército russo contra o país, disse o presidente Volodymyr Zelensky na terça-feira (8).
“Temos informações de que há muito mais do que dois cidadãos chineses nas unidades do ocupante”, disse Zelensky. “Temos os documentos desses prisioneiros, cartões bancários e dados pessoais”, acrescentou.
De acordo com o presidente, as tropas da Ucrânia entraram em confronto com 6 soldados chineses perto das aldeias de Tarasivka e Bilohorivka em Donetsk Oblast.
Artigos relacionados
Os dois chineses capturados estão sendo mantidos pelo Serviço de Segurança da Ucrânia. O presidente instruiu o Ministro das Relações Exteriores Andrii Sybiha a contatar Pequim urgentemente para determinar como as autoridades chinesas responderão. Zelensky quer pedir uma explicação à China.
“Os chineses estão lutando em território ucraniano. Esta é uma questão importante que precisamos discutir urgentemente com nossos parceiros”, disse, e pediu aos Estados Unidos e aos países europeus que fiquem de olho na situação.
Chineses lutando pela Rússia: é ‘perturbador’
A China explicou que, embora esteja fortalecendo seus laços com a Rússia, não está fornecendo apoio militar ao país.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Sibiha, emitiu uma declaração dizendo que os comentários “colocam em questão a posição declarada da China sobre a paz e minam sua credibilidade como membro permanente responsável do Conselho de Segurança da ONU”, e acrescentou que convocaria o encarregado de negócios da China na Ucrânia para uma explicação detalhada.
Os Estados Unidos consideram “perturbador” que cidadãos chineses estejam lutando ao lado de soldados russos na guerra contra a Ucrânia, disse a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, em uma coletiva de imprensa no mesmo dia.
“A China é uma grande facilitadora da Rússia na guerra na Ucrânia. A China fornece quase 80% dos itens de uso duplo que a Rússia precisa para sustentar a guerra”, apontou.
As tensões entre Washington e Pequim aumentaram nos últimos dias em meio a uma iminente guerra comercial desencadeada pelas tarifas abrangentes do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre bens internacionais.
Veja o post do presidente Zelensky.
Our military has captured two Chinese citizens who were fighting as part of the Russian army. This happened on Ukrainian territory—in the Donetsk region. Identification documents, bank cards, and personal data were found in their possession.
We have information suggesting that… pic.twitter.com/ekBr6hCkQL
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 8, 2025
Fontes: NHK e Kyiv Independent







