
Painel mostra iene em alta e queda do dólar (PM)
O impacto do anúncio do Dia da Libertação, anunciado pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (2), foi pior do que o esperado e as bolsas do mundo despencaram. Está sendo chamada de Dia da Recessão nas redes sociais, tamanho o impacto.
Ainda por causa do tarifaço de Trump, no dia seguinte, quinta-feira (3), o mercado de câmbio de Nova Iorque teve um novo aumento da tendência de venda dos dólares americanos e compra de ienes. Isso fez com que a moeda japonesa tivesse uma valorização temporária, chegando à marca de ¥145 frente ao dólar. Chegou ao nível mais elevado em cerca de 6 meses.
“O dólar continuou a ser vendido devido à crescente incerteza sobre as perspectivas para a economia dos EUA. Os investidores agora estão prestando muita atenção para saber se as tarifas mútuas do governo Trump realmente intensificarão os atritos comerciais com outros países”, disse um analista de mercado à NHK.
No Brasil também o dólar está em queda

Foto ilustrativa de real brasileiro (PM)
A situação do outro lado do mundo não é diferente. A moeda americana opera em queda frente ao real brasileiro, igualmente refletindo o anseio ao tarifaço de Trump.
Há um receio no mercado de que ocorra uma recessão econômica nos Estados Unidos, o que poderá reverberar em todo o mundo.
No fim do dia de quinta-feira e manhã de sexta-feira no Japão, o mercado cambial no Brasil foi de 5,62 reais por dólar americano.
Caso necessite fazer transferência de dinheiro para o Brasil, a cada mil ienes o valor cambial é de R$ 38,50.
Fontes: NHK, Finance Yahoo!, Wise e Investing