Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Está vacinado contra sarampo? Se não recebeu a segunda dose, cuidado

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Embora o sarampo esteja controlado no Japão, nos últimos dias, vem sendo confirmados casos em diversas províncias. Saiba que doença é e sobre a vacina.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
sarampo

Pessoa adulta infectada (PM)

A doença infecciosa sarampo, altamente contagiosa, pode levar à morte se não for tratada adequadamente. No Japão, não é comum ter surto dessa infecção, mas nos últimos dias, estão sendo divulgados novos casos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Na terça-feira (1.º), soube-se que um homem na casa dos 20 anos, da cidade de Okazaki (Aichi), teve a confirmação da doença e está recebendo tratamento em casa, depois de ter recebido alta hospitalar em 28 de março. Supõe-se que tenha sido infectado durante sua viagem ao Vietnã, entre 5 e 10 de março.

Em Aichi, desde janeiro, esse foi o 5.º caso de infecção.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Na província de Chiba, foi confirmado o terceiro caso este ano, em 29 de março, de um homem na faixa dos 20 anos. Como ele havia se movimentado de trem e o vírus é altamente contagioso, o Centro de Saúde fez o comunicado para as pessoas ficarem atentas.

Assim como em Aichi e Chiba, em outras províncias (Nara, Tochigi, Gifu, Tóquio e outras) também houve confirmação de diversos casos.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número de pacientes neste ano aumentou para 32 até o dia 16 de março, em 15 províncias, e acredita-se que 18 deles tenham sido infectados no exterior, em países como o Vietnã.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) está pedindo que as pessoas que planejam viajar para o exterior, em países com surto ou epidemia, tenham cautela.

O MHLW emitiu um documento pedindo às pessoas que planejam viajar para o exterior que verifiquem a situação do surto ou da epidemia em seu país de destino e, caso ainda não tenham sido vacinadas, que considerem se vacinar antes de viajar.

Vacina contra sarampo

sarampo 1

Criança recebendo vacina (PM)

A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda antes de entrar no primário, portanto, dos 5 aos 7 anos no Japão.

No Brasil, a segunda dose é aos 15 anos. A eficácia da vacina é de 93 a 95%, segundo informações do governo brasileiro.

Os bebês entre 1 e 2 anos que nunca foram vacinados não têm imunidade e têm maior probabilidade de desenvolver sintomas graves se forem infectados, por isso a importância de manter a vacinação em dia.

No Japão, aconteceram duas epidemias nos anos de 2007 e 2008, porque muitas crianças não tinham recebido a segunda dose da vacina. Foi feita uma campanha de vacinação para os alunos do primeiro ano do ginásio e do colegial. Assim, se pode controlar a doença. O número de pessoas infectadas caiu drasticamente nos anos subsequentes.

O governo recomenda às pessoas que não se lembram se receberam a segunda dose, que considerem tomá-la. 

No Japão, diferente da tríplice do Brasil, é a chamada combinada – sarampo e rubéola (麻しん風しん混合ワクチン) ou vacina MR (MRワクチン), volta para as crianças. A eficiência de imunização é de 95% depois da primeira dose e de 97 a 99% após a segunda

Para os adultos que queiram receber somente a contra o sarampo (麻しんワクチン), lê-se mashin wakuchin, pagará um valor de cerca de 6 mil ienes.

Se pretende viajar à algum país do Sudeste Asiático ou Brasil, recomenda-se cuidado, embora no país verde amarelo, o número de casos este ano é baixo, de 110 suspeitas até 12 de março.

Fontes: JNN, Yomiuri, Chiba Nippo, MHLW, Soujinkai e Agência Brasil


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo