
Um MQ-4C Triton dos EUA (Wikimedia Commons/U.S. Navy)
As forças dos EUA enviarão vários drones de vigilância de longa distância para a província de Okinawa, perto da área das ilhas remotas do sudoeste do Japão próximas a Taiwan, enquanto os aliados buscam conter a presença aumentada de drones da China na mesma área.
O ministro da Defesa Gen Nakatani disse na terça-feira (8) que os drones MQ-4C Triton dos EUA serão enviados para a base aérea americana de Kadena em Okinawa nas próximas semanas.
“Espera-se que esse envio melhore as capacidades de coleta de informações da aliança Japão-EUA e, por extensão, a dissuasão da aliança e capacidades de resposta”, disse Nakatani em uma coletiva de imprensa.
Artigos relacionados
Os drones Triton são capazes de operar em altitudes acima de 50 mil pés, por mais de 24 horas com um alcance de 7,4 mil milhas náuticas (13,7 mil Km), de acordo com a produtora Northrop Grumann.
No ano passado, os EUA enviaram temporariamente 2 MQ-4Cs à base de Kadena por cerca de 5 meses em maio.
O chefe de defesa do Japão indicou que o envio forneceria um impulso necessário em meio ao aumento de atividade militar chinesa perto das ilhas no sudoeste, citando que “o ambiente de segurança em torno de nosso país está se tornando cada vez mais severo”.
Desde abril de 2023, o Ministério da Defesa do Japão havia confirmado voos de drones entre a Ilha Yonaguni e Taiwan, assim como voos ao largo da costa de Amami Oshima (Kagoshima).
Fonte: Japan Times







