
Presidente Trump busca fortalecer a indústria automotiva dos EUA com reembolsos tarifários sobre peças importadas, visando aumentar a competitividade e produção interna (ilustrativa/banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na terça-feira (29) que está relaxando algumas de suas tarifas sobre automóveis para apoiar a fabricação no país.
A medida permitirá que as empresas tenham mais tempo para transferir a produção de volta para os EUA.
Trump afirmou que suas tarifas de 25% sobre veículos importados permanecerão em vigor. No entanto, o governo vai reembolsar as montadoras por parte do dinheiro pago por peças estrangeiras.
Artigos relacionados
Ao falar com repórteres, Trump declarou que ele e sua administração “queriam ajudar” as montadoras durante a transição. Ele disse: “Se eles não conseguirem as peças, não queríamos penalizá-los”.
A compensação será oferecida por 2 anos. No primeiro ano, será o equivalente a 3,75% do preço de etiqueta dos carros fabricados domesticamente. Esse valor cairá para 2,5% no segundo ano e será eliminado no terceiro.
A administração espera que a mudança incentive as empresas a fabricar peças automotivas nos Estados Unidos.
No início deste mês, Trump impôs as tarifas de 25% sobre carros fabricados no exterior. Essas tarifas serão ampliadas para incluir peças até sábado.
As montadoras têm expressado preocupações, afirmando que as tarifas poderiam aumentar os preços, reduzir as vendas e tornar a produção nos EUA menos competitiva globalmente.
Fonte: NHK







