Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

FMI corta previsão de crescimento do Japão devido ao impacto das tarifas de Trump

| Sociedade

Relatório do FMI aponta que as tarifas de Donald Trump pressionam a economia japonesa, dependente de exportações. A revisão para baixo nas projeções de crescimento ocorre antes da reunião de política monetária do BOJ em maio.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

O FMI diminuiu a previsão de expansão da economia japonesa para 0,6% em 2024, 0,5% a menos que a estimativa anterior (ilustrativa/banco de imagens)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou na terça-feira (22) a previsão de crescimento econômico para o Japão e projetou que o Banco Central (BOJ) aumentaria taxas de juros a um ritmo mais lento do que o esperado devido ao impacto das tarifas mais altas impostas pelos Estados Unidos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O rebaixamento destaca os danos que as tarifas abrangentes do presidente dos EUA, Donald Trump, podem causar na economia do Japão, que é dependente de exportações, e ocorre antes da reunião de políticas de 2 dias do BOJ em 1º de maio.

Em seu relatório de Perspectiva Econômica Mundial, o FMI disse que agora espera que a economia do Japão expanda 0,6% neste ano, queda de 0,5 ponto percentual em comparação a sua previsão anterior em janeiro, após uma redução de 0,1% em 2024.

O FMI espera que a economia do Japão cresça 0,6% em 2026, queda de 0,2 ponto em comparação a sua previsão feita em janeiro.

O BOJ deve aumentar as taxas de juros gradualmente a médio prazo “em direção a uma definição neutra de cerca de 1,5%, ou o nível consistente em manter a inflação ancorada a sua meta de 2%, disse o FMI.

No ano passado, o BOJ encerrou um programa de estímulo massivo de décadas e aumentou as taxas de juros para 0,5% em janeiro com a expectativa de que o Japão estava à beira de alcançar de forma sustentável sua meta de inflação de 2%.

Enquanto o governador Kazuo Ueda tenha sinalizado a prontidão do BOJ de continuar aumentando as taxas, as decisões sobre as tarifas de Trump complicaram sua decisão sobre quando e quão longe poderiam subir.

Trump atingiu o Japão com tarifas de 24% sobre suas exportações para os EUA, embora, como a maioria de suas taxas, elas tenham sido pausadas até o início de julho. Uma tarifa universal de 10% continua em vigor, assim como uma de 25% sobre carros, que deve afetar a economia do Japão.

Fonte: Finance Yahoo


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casos de coqueluche no Japão alcançam alta recorde pela terceira semana consecutiva

Publicado em 23 de abril de 2025, em Sociedade

Ela é caracterizada por tosse severa e persistente, podendo ser fatal para crianças pequenas de até 6 meses.

Bordetella pertussis, a bactéria que causa a coqueluche (banco de imagens)

Casos de coqueluche no Japão alcançam alta recorde pela terceira semana seguida.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A coqueluche (hyakunichiseki, em japonês) é uma doença bacteriana infecciosa que afeta o sistema respiratório.

Ela é caracterizada por tosse severa e persistente, podendo ser fatal para crianças pequenas de até 6 meses.

O Instituto do Japão da Segurança da Saúde diz que instituições médicas em todo o país reportaram 1.222 casos na semana até 13 de abril.

O número foi de 500 a mais do que na semana anterior e o mais alto desde quando o atual método de manutenção de registros começou em 2018.

Segundo reportagem da NHK, o número de casos desde o início deste ano situa-se a 7.084, já ultrapassando o total de 2024 que foi de aproximadamente 3 mil.

Houve relatos neste ano de que crianças pequenas morreram ou ficaram gravemente doentes, e sobre infecções envolvendo bactérias resistentes a medicamentos.

A Sociedade de Pediatria do Japão está pedindo aos pais que vacinem imediatamente seus filhos pequenos que completaram 2 meses de vida.

Fonte: NHK

logo