Forte terremoto de magnitude 6,9 no Atlântico Norte e um fraco no Brasil

Foi registrada a ocorrência de um forte terremoto no Atlântico Norte, seguido de réplicas; e um mais fraco no norte do Brasil.

alfainter
terremoto

Foto ilustrativa de um sismógrafo (PM)

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu um terremoto de magnitude 4,7 em Parauapebas, no Pará, Brasil, às 7h02 de quinta-feira (3), no horário de Brasília. 

Publicidade

Mas, de acordo com o Centro de Sismologia da USP, a magnitude preliminar foi de 4,3, um sismo raso, de 0 a 10 quilômetros de profundidade.

Reprodução do USGS

Os centros de sismologia informaram sobre um forte terremoto de magnitude 6,9 no Oceano Atlântico Norte, entre o Reino Unido e o Canadá, às 23h09 de quinta-feira (3), no horário de Tóquio.

Foi a uma profundidade rasa de 10 quilômetros, com epicentro a pouco mais de mil quilômetros da Islândia.

Logo após essa ocorrência de abalo sísmico no oceano, os centros informaram que nenhuma ação contra o tsunami foi requerida. 

Logo em seguida, às 23h39 ocorreu um outro abalo sísmico de magnitude 4,6 e assim, sucessivamente às 23h54, à 1h05 de sexta-feira (4) e 2h56, vistos como réplicas.

Reprodução do USGS

Fontes: USP, USGS e U.S. Tsunami Warning System

+ lidas agora

> >

Empregos no Japão abril - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Dólar em queda tanto no Japão quanto no Brasil, reflexos do tarifaço de Trump

Publicado em 4 de abril de 2025, em Brasil, Economia

O dólar segue sendo vendido para a compra de ienes no mercado, reflexo das tarifas recíprocas de Trump.

Painel mostra iene em alta e queda do dólar (PM)

O impacto do anúncio do Dia da Libertação, anunciado pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (2), foi pior do que o esperado e as bolsas do mundo despencaram. Está sendo chamada de Dia da Recessão nas redes sociais, tamanho o impacto.

Publicidade

Ainda por causa do tarifaço de Trump, no dia seguinte, quinta-feira (3), o mercado de câmbio de Nova Iorque teve um novo aumento da tendência de venda dos dólares americanos e compra de ienes. Isso fez com que a moeda japonesa tivesse uma valorização temporária, chegando à marca de ¥145 frente ao dólar. Chegou ao nível mais elevado em cerca de 6 meses.

“O dólar continuou a ser vendido devido à crescente incerteza sobre as perspectivas para a economia dos EUA. Os investidores agora estão prestando muita atenção para saber se as tarifas mútuas do governo Trump realmente intensificarão os atritos comerciais com outros países”, disse um analista de mercado à NHK.

No Brasil também o dólar está em queda

Foto ilustrativa de real brasileiro (PM)

A situação do outro lado do mundo não é diferente. A moeda americana opera em queda frente ao real brasileiro, igualmente refletindo o anseio ao tarifaço de Trump.

Há um receio no mercado de que ocorra uma recessão econômica nos Estados Unidos, o que poderá reverberar em todo o mundo. 

No fim do dia de quinta-feira e manhã de sexta-feira no Japão, o mercado cambial no Brasil foi de 5,62 reais por dólar americano.

Caso necessite fazer transferência de dinheiro para o Brasil, a cada mil ienes o valor cambial é de R$ 38,50.

Fontes: NHK, Finance Yahoo!, Wise e Investing

.
Casa Própria no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão