Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Forte terremoto no Equador derruba edifícios e deixa feridos

| Notícias do Mundo

Um forte terremoto de magnitude 6,3 abalou o Equador e a Colômbia, causando a evacuação de edifícios com danos e pessoas feridas.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Equador

O ponto vermelho mostra o epicentro do terremoto (USGS)

Um forte terremoto de magnitude 6,3 abalou Equador e parte do país vizinho, a Colômbia

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

De acordo com o Ministério do Interior do Equador, o evento sísmico de magnitude preliminar 6,8 ocorreu às 6h44 de sexta-feira (25), no horário local, com epicentro a 8,4 quilômetros da cidade de Esmeraldas, a 35 quilômetros de profundidade. 

O Instituto Oceanográfico y Antártico de la Armada (Inocar) indicou que, após o terremoto registrado perto de Esmeraldas, estava sendo avaliada “a ameaça de tsunami nas costas do Equador“. Por volta das 7h15 o alerta foi cancelado.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Logo em seguida, a magnitude foi corrigida para 6,3, o que confere com a informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Porém, o Instituto Geofísico de Ecuador informou que foi de 6,1.

Logo após o terremoto no Equador, edifícios caídos e população evacuada

Na cidade de Esmeraldas, onde o forte terremoto foi sentido com mais intensidade, causou a evacuação dos edifícios. Por volta das 7h15, começaram a ser reportados danos nos prédios no centro da cidade.

Casas, edifícios desabados e escombros nas ruas foram mostrados nas imagens divulgadas.

Imediatamente após o forte abalo, foi constatado que uma área de Esmeraldas foi afetada com corte de energia elétrica, restabelecida logo depois do meio-dia.

Até a tarde desse dia, foram registradas 540 pessoas afetadas na cidade de Esmeralda, sendo pelo menos 20 feridas. Mas, em outras cidades como Muisne e Rio Verde, pelo menos 100 pessoas foram afetadas em cada uma, e 8 em Rio Verde. 

Segundo o Ministério do Interior do Equador, foram destacadas equipes para os reparos e ajuda para verificar desnível de uma ponte, um deslizamento, levantamento de postes derrubados e outros danos.

Há relatos de muitas casas e edificações com danos materiais no Equador. Em relação à Colômbia, não houve relatos imediatos.

O Instituto Geofísico de Ecuador informou que ocorreu um segundo sismo, possivelmente réplica, de magnitude 4,4, às 7h09, com epicentro a uma profundidade de 86 quilômetros e a 6,45 km de Samborondon, Guayas.

A população dessa região foi alertada de possíveis réplicas.

Veja alguns vídeos e fotos publicados no X.

 

Fontes: USGS, Min. Interior, Teleamazonas e Primicias


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo